• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Anuncie
Revista Menu
MenuMenu
FECHAR
  • Home
  • Receitas
  • Últimas
  • Comidas
  • Bebidas e Drinks
  • Menu Testa
  • Siga-nos:Facebook
Notícias14/07/2022

Anvisa recolhe lotes de Häagen-Dazs por causa de substância cancerígena

Anvisa recolhe lotes de Häagen-Dazs por causa de substância cancerígena (Foto: iStock)

Anvisa recolhe lotes de Häagen-Dazs por causa de substância cancerígena (Foto: iStock)

Pedro Marques
Texto por:Pedro Marques14/07/22 - 17h27min - Atualizado em 14/07/22 - 17h27min

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada de circulação dos pontos de vendas brasileiros de todos os lotes de sorvete sabor baunilha da marca Häagen-Dazs após a identificação de substância cancerígena.

+Anvisa recolhe chocolates importados supostamente contaminados com salmonela
+Anvisa alerta público sobre filé-mignon contaminado com salmonela

De acordo com comunicado do órgão publicado nesta segunda-feira (11), os lotes apresentam datas de validade entre 7 de julho de 2022 e 18 de julho de 2023 e são vendidos em embalagens de 473 ml e 9,46 litros. Os potes de sorvetes referentes a esses lotes também estão sendo retirados de circulação em outros países.

"O recolhimento foi motivado pela identificação da substância 2-cloroetanol (2-CE) em produtos importados da França (entre 0,01 ppm e 0,13 ppm), proveniente do aroma natural de baunilha usado nos sorvetes. O 2-CE é uma substância relacionada ao óxido de etileno (ETO), para a qual não é possível afastar o potencial mutagênico e carcinogênico", afirmou a Anvisa, por meio de comunicado.

O recall dos produtos está a cargo da empresa General Mills Brasil Alimentos, que distribui os sorvetes da marca no País. De acordo com a Anvisa, os outros sabores de sorvetes da marca Häagen-Dazs não foram afetados pelo problema. Veja a seguir a íntegra do comunicado da agência.

"Comunicação de Risco: Proibição de lotes do produto Sorvete, marca Haagen-Dazs Vanilla, sabor baunilha, da empresa General Mills Brasil Alimentos LTDA

A ANVISA informa a publicação da , RESOLUÇÃO-RE Nº 2.288, DE 11 DE JULHO DE 2022, D.O.U. de 12/07/2022, a qual proíbe a comercialização, distribuição, importação e uso, dos lotes que apresentam data de validade entre 07/07/2022 a 18/07/2023 do produto Sorvete, marca Haagen-Dazs Vanilla, sabor baunilha, da empresa General Mills Brasil Alimentos LTDA, CNPJ nº 61.586.558/0013-29.

A medida foi motivada considerando o recebimento de comunicado de recolhimento voluntário feito pela empresa, referente a todos os lotes que apresentam data de validade entre 07.07.2022 a 18.07.2023 dos sorvetes sabor baunilha Häagen-Dazs Vanilla, sob as formas de apresentação potes 415g (473mL) (produto comercializado a consumidores finais) e bulk 7,7kg (9,46L) (produto comercializado a estabelecimentos comerciais).

O recolhimento foi motivado pela identificação da substância 2-cloroetanol (2-CE) em produtos importados da França (entre 0,01 ppm e 0,13 ppm), proveniente do aroma natural de baunilha usado nos sorvetes. O 2-CE é uma substância relacionada ao óxido de etileno (ETO), para a qual não é possível afastar o potencial mutagênico e carcinogênico.

FONTE: Comunicação de Risco nº 41/2022 – VISA – Proibição de lotes do produto Sorvete, marca Haagen-Dazs Vanilla, sabor baunilha, da empresa General Mills Brasil Alimentos LTDA . Grupo Técnico da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos – REALI. Coordenação de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos/ANVISA."

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)