Desde que o ator Caio Castro reclamou que se sente obrigado a pagar a conta de um encontro romântico, dividir a “dolorosa” passou a ser um dos assuntos mais comentados dentro e fora das redes sociais. Afinal, como agir em um jantar a dois? O que fazer quando há várias pessoas na mesa?

+Caio Castro vai processar restaurante que aproveitou polêmica em anúncio
+Restaurante bane autora de ofensas racistas a filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso
+Carlinhos Brown vai transformar casarão em Salvador em restaurante

Esse importante dilema da humanidade, porém, está perto de ser solucionado. Recentemente foi lançado um aplicativo para celulares chamado Tab, que facilita bastante a divisão justa das contas e bares em restaurantes.

Em vez de fazer cálculos mirabolantes (que podem ficar ainda mais complicados depois de umas cervejas ou taças de vinho), o cliente só precisa fazer uma foto da conta com o telefone. O aplicativo então cria uma versão detalhada e editável da nota.

Depois, é só registrar quantas pessoas estavam na mesa e o que cada um consumiu. Um mesmo prato pode até mesmo ser dividido entre várias pessoas. A partir dessas informações, o app calcula quanto cada cliente deve pagar, incluindo gorjetas e taxas de serviço.

Também é possível pagar a nota pelo próprio aplicativo, que cobra uma taxa – é dessa maneira que os desenvolvedores pretendem lucrar com o Tab.

Por enquanto, o app só está disponível nos EUA. O motivo: os diversos formatos de recibo, impostos e idiomas podem prejudicar a conversão e análise das notas para o texto, informa reportagem do site Gizmodo.

Os criadores do Tab, no entanto, afirmaram que pretendem levar o app a outros países o mais rápido possível, segundo o site The Verge.

(*) Da redação da Menu