Outrora destino de celebridades internacionais, como a rainha Elizabeth 2ª e Tom Cruise, o restaurante flutuante Jumbo King encerrou definitivamente suas atividades nesta terça-feira (14) e deixou as águas da cidade de Hong Kong, onde permaneceu por 46 anos.

+Pub de 455 anos frequentado por escritores famosos vai à falência na Inglaterra
+Milhares de restaurantes de “fish and chips” correm risco de fechar no Reino Unido
+Restaurante de Hong Kong é eleito o melhor da Ásia em 2021

Além dos visitantes ilustres, o Jumbo foi usado como cenário de vários filmes – sua última aparição nas telonas foi em ‘Contágio’, thriller dirigido por Steven Soderbergh sobre um vírus que dizima rapidamente milhões de pessoas em todo o mundo.

Projetado como um palácio imperial chinês, o imponente restaurante foi inaugurado em 1976 em uma embarcação de 76 metros de comprimento e capacidade para acomodar cerca de 2.300 pessoas, por Stanley Ho, magnata que fez fortuna em Macau com casinos e morreu em 2020.

O Jumbo, porém, estava há mais de uma década com dificuldades financeiras, que foram agravadas por causa da pandemia de coronavírus. Segundo a empresa de investimentos Melco International Development, atual proprietária do restaurante, os prejuízos acumulados no período chegaram a quase US$ 13 milhões (R$ 66 milhões).

De acordo com a Melco International, uma empresa irá assumir o controle do restaurante flutuante, mas o novo destino do Jumbo ainda não foi revelado.

(*) Da redação da Menu