da redação da Menu

Após ver seu restaurante ser rebaixado, de três para duas estrelas no conceituado Guia Michelin no começo do ano, o chef francês Marc Veyrat resolveu processar o guia gastronômico, alegando que a decisão foi tomada devido a uma confusão envolvendo o ingrediente de um de seus pratos.

Segundo a CNN, Veyrat alega que um avaliador considerou que o suflê beaufort e tomme, servido em seu restaurante La Maison des Bois, leva queijo cheddar no preparo, ao invés de ingredientes locais.

“Coloquei açafrão, e o cavalheiro que veio achou que era cheddar porque era amarelo”, acrescentou. “Isso é o que você chama de conhecimento de um lugar? É uma loucura”, disparou o chef.

O advogado de Veyrat, Emmanuel Ravanas, disse à AFP (Agência France Press) que ele gostaria que o tribunal obrigasse a Michelin a entregar documentos “para esclarecer as razões exatas” da decisão, tomada em janeiro. Uma audiência está marcada para 29 de novembro para tratar do assunto.

Marc Veyrat já havia encaminhado um pedido para que seu restaurante fosse retirado do famoso Guia Michelin, após perder a estrela, alegando o mesmo imbróglio sobre o ingrediente usado no suflê.