O chef Paulo Shin anunciou nesta terça-feira (11) sua saída do Komah, restaurante autoral de comida coreana que liderou por seis anos e que, atualmente, é apontado como um dos 100 melhores endereços gastronômicos da América Latina. Por meio de comunicado, ele afirmou que se dedicará a novos projetos.

+O chef Paulo Shin apresenta nova cozinha coreana no Komah

O motivo do desligamento é uma incompatibilidade com o sócio, Alessandro Papi, responsável pela gestão financeira e administrativa da empresa e que assume 100% da operação. Daniel Park, que já desempenhava a função de chef executivo, agora está a frente da cozinha do restaurante.

No anúncio à equipe, o chef relembrou o início do restaurante, que foi inaugurado em 2016, na Barra Funda (São Paulo), com apenas cinco pessoas, incluindo a mãe de Shin. Ele agradeceu à contribuição do time, que hoje conta com 40 funcionários, na “trajetória impressionante do Komah”.

À frente do estabelecimento, Shin recebeu o prêmio de Chef do Ano pela revista Comer & Beber 2018 (Veja São Paulo). Em 2019, a casa entrou para a categoria Bib Gourmand do Guia Michelin e, em 2021, o Komah passou a integrar a lista dos 100 melhores restaurantes da América Latina, organizada pelo prêmio The 50 Best Restaurants, entrando em 88° lugar.

Além dos prêmios, Shin destacou o papel do estabelecimento na divulgação da culinária coreana. “Para mim, difundir a cultura coreana e deixar um legado sempre foram meus objetivos. Tenho muito orgulho de ter trabalhado por seis anos no Komah”, afirmou o chef, que além de comandar a cozinha, atuava na área administrativa da empresa.

(*) Da redação da Menu