Os restaurantes estão seguindo o exemplo do setor aéreo – para o bem ou para o mal – e vendendo assentos premium em seus restaurantes por um valor extra de 5 a 100 dólares, dependendo da hora do dia, do dia da semana ou da localização da mesa.

Segundo o site Fast Company, um número crescente de restaurantes conhecidos, nos Estados Unidos, estão usando um aplicativo chamado Tablz que permite aos hóspedes visualizar um mapa 3D de restaurantes e pagar mais para reservar mesas mais exclusivas.

Os preços variam e aumentam com a demanda. Um lugar com vista para a cozinha, por exemplo, pode ser gratuito na segunda ou no domingo à noite, mas na sexta-feira, às 19h, pode custar 75 dólares.

“O modelo financeiro clássico dos restaurantes está morrendo”, acredita Frazer Nagy, fundador do app Tablz. “Adora dá para fazer um upgrade em várias vertentes, como hotéis, alugueis de carro, assentos num jogo de basquete ou num avião. Todas as outras esferas já estão trabalhando com esse modelo alternativo de preços, menos a dos restaurantes”, diz ele.

E você, estaria disposto a pagar a mais para ter uma reserva no seu restaurante favorito?