Com a alta dos preços no Brasil (e no mundo), o frango ainda é um dos alimentos mais acessíveis. Embora muita gente aprecie todos os cortes das aves, o peito de frango costuma ser muito apreciado, por seu sabor delicado e facilidade para pegar o tempero.

O The Washington Post ensinou alguns truques para aproveitar ao máximo essa carne branca. A primeira dica é sempre cozinhar bem, pois aves malpassadas podem estar contaminadas com micro-organismos nocivos, como a salmonella.

Confira abaixo alguns truques para o peito de frango render bastante e ficar ainda mais delicioso:

1. Use peito de frango com osso

Sim, é mais prático comprar o peito de frango já limpo, sem pele e sem os ossos. Mas, a depender da receita, o resultado final ficará muito mais saboroso se os ossinhos forem mantidos. Para fazer caldo, por exemplo, vale cozinhar o peito inteiro, com osso e pele, e descartar esses últimos após o cozimento. Esse caldo fica excelente como base para sopas, ensopados, massa de coxinha, etc.

Outra opção é temperar bem o peito de frango, esfregando ervas, manteiga e especiarias na carne e sob a pele, e assar o peito inteiro, com osso, coberto com papel-alumínio até amaciar e não verter mais sangue quando espetado com um garfo. Depois, retire o alumínio e deixe no forno até dourar a pele e ficar bem crocante.

2. Faça filés fininhos

Filés de frango bem finos, batidos com um martelinho de bife, são excelentes para o preparo de pratos rápidos, pois cozinham em poucos minutos. A dica aqui é escolher filés de mesmo tamanho. Ou, se você mesmo cortar o peito em casa, procure manter a padronização. Isso ajuda na hora de fritar, evitando que um fique mais suculento e, outro, mais seco. Para obter filés de frango mais fininhos, use um pedaço de papel-manteiga, ou filme plástico, sobre os filés antes de bater com o martelo de carne. Vá abrindo delicadamente os filés e só depois tempere-os. Frango combina bastante com suco de limão, vinagre de maçã, sal, pimenta-do-reino moída na hora, raspas de limão, páprica… É só escolher e usar.

3. Empane o filé de frango

Filé de frango à milanesa, ou empanado em massa mole, como a de tempurá, é sucesso sempre. Para isso, basta temperar os filés e envolvê-los em ovo batido e, na sequência, passá-los na farinha de rosca ou na farinha panko. Frite-os em óleo bem quente, até dourar, e sirva com limão espremido.

Se a ideia é evitar a fritura, pode assá-los também na air fryer. Outra opção é empaná-los em massa mole, feita de farinha de trigo, água ou leite, temperos seco e ovo batido. Envolva cada filezinho nessa massa e frite no óleo quente.

4. Cozinhe o filé de frango na água quente

Assim como o peixe, os peitos de frango se beneficiam do calor suave do cozimento em água fervente. Vale colocar os peitos de frango, sem osso nem pele, em uma panela, e cobrir com um pouco de água ou caldo de vegetais. Adicione então ervas como louro, salsinha e salsão, além de sal, pimenta-do-reino moída, cúrcuma em pó, etc.

Leve a panela ao fogo e, quando ferver, reduza. Deixe em fogo brando por cerca de 10 minutos e verifique a carne. Deverá estar no ponto quando ficar bem branquinha e opaca, sem aquele rosado do frango cru.

Deixe esfriar, desfie e, se quiser, refogue em azeite com alho, cebola e mais temperinhos para fazer um belo recheio de tortas ou panquecas – ou servir como guarnição de uma salada completa.