O sushi é um prato típico japonês que encanta o mundo todo. Mas, será que você o come do jeito certo?

+ Conheça as diferenças do sushi no Brasil e no Japão
+ Sushiman ensina passo a passo como preparar temakis em casa
+ Restaurante de NY tem delivery de sushi por R$ 4.600

As origens do sushi remontam ao século 10 no Japão. A forma mais primitiva do prato se chamava Narezushi, e era preparada com peixe fermentado preservado em sal e arroz cru.

Acredita-se que o sushi Edomae, o tipo pelo qual a maioria está familiarizada hoje, tenha se originado em 1800. É feito com o nigiri – peixe com arroz prensado – que pode ser coberto com várias dezenas de tipos de frutos do mar e outros ingredientes.

Confira a seguir a melhor forma de apreciar o seu sushi:

O uso do hashi é opcional

Sim, você pode pegar o seu sushi com a mão se isso for mais fácil. Não se acanhe, o que importa é aproveitar esta receita pra lá de saborosa.

Mergulhe o peixe no molho

O certo é mergulhar o seu sushi no molho ou no shoyu molhando primeiramente o lado que vem o peixe. Isso impede que o arroz se desmanche. Além disso, o sabor é melhor se o peixe tocar levemente o molho.

Peixe primeiro

Em seguida, leve o sushi até a boca. Mas, atenção: o peixe deve tocar a língua primeiro.

Não exagere no wasabi

Geralmente, os mestres de sushi temperam suas criações com um pouco de wasabi antes de servi-las. Porém, se você gosta da erva forte e quer mais um pouco no seu prato, não exagere. A erva pode esconder o sabor do peixe – que é o ingrediente principal do prato.

Coma imediatamente

Ao ser servido pelo mestre, não deixe os sushis ficaram muito tempo à espera de serem devorados. Isso porque a temperatura ambiente pode mudar a textura e a umidade do prato. Aproveite estas delícias enquanto estão frescas.

Não misture os molhos

Nunca misture shoyu ao wasabi em um pote. O ideal é comê-los separados para aproveitar o sabor da melhor forma.