Além de evitar o desperdício de comida, congelar frutas e legumes é uma boa maneira de ganhar tempo na cozinha. E o melhor: usando a técnica correta, é possível conservar os nutrientes dos alimentos.

+Confira 4 dicas para descobrir se o mel é falsificado
+Aprenda a identificar azeites falsificados ou com defeitos
+Aprenda a usar o freezer como aliado durante a quarentena

Mas não basta jogar tudo no congelador. Segundo especialistas da marca de panelas e acessórios para cozinha Rochedo, alguns ingredientes precisam ser “branqueados” antes de serem congelados.

Apesar do nome esquisito, a técnica é simples: os alimentos são colocados em uma panela com água fervendo para cozinhar rapidamente: no mínimo 30 segundos, no máximo, 1 minuto.

Em seguida, eles devem ser imediatamente resfriados em uma tigela com água com gelo. Quando estiverem frios, os produtos têm de ser secados. Depois, é colocar os alimentos em recipientes ou sacos plásticos com fecho e guardá-los no congelador.

Em alguns casos, é preciso lavar, descascar e cortar os ingredientes. O trabalho extra compensa: o pré-cozimento mantém os nutrientes e aumenta a validade da comida (até 1 mês no congelador). Depois é só tirá-los da geladeira e usar quando precisar.

Veja a seguir como os produtos devem ser preparados antes de guardá-los no freezer.

Milho e ervilha

Foto: iStock
Foto: iStock

Lave bem, faça o branqueamento, seque e guarde.

Brócolis, espinafre, pimentão e vagem

Foto: iStock
Foto: iStock

Lave bem, corte em pedaços, faça o branqueamento, seque e guarde.

Abóbora, cenoura e mandioquinha

Foto: iStock
Foto: iStock

Lave bem, descasque, corte em pedaços, faça o branqueamento, seque e guarde.

(*) Da redação da Menu