O lombo de porco é a estrela de muitos almoços e jantares especiais, mas muita gente ainda erra em seu preparo, deixando-o seco ou duro. Esse corte suíno é magro, muito saboroso e de textura macia, porém é preciso de técnica para que ele mostre seus predicados. Justamente por ter menos gordura do que outros cortes, como o pernil, o lombo tende a ressecar se ficar muitas horas no fogo.

Para ajudar no preparo desse corte delicioso (e mais barato que a carne bovina), o site Daily Meal separou uma dica certeira, acompanhe:

+Lombo com recheio de frescal cremoso
+Lombinho pernambucano

Segundo o site Epicurious, a melhor forma de cozinhar o lombo de porco é selá-lo em uma panela e depois transferi-lo para o forno. Esse método cria uma linda crosta marrom na parte externa do lombo, antes de cozinhar o interior delicadamente dentro do forno.

Assim, selar bem a carne é a chave do sucesso para esse corte suíno, e também para outros tipos de carne assada. À medida que a carne é selada, ela perde o excesso de umidade e forma a crosta dourada e de sabor delicioso.

A chamada “reação de Maillard”, responsável por formar a crostinha nas carnes assadas, normalmente ocorre apenas em temperaturas elevadas, acima de 100ºC. Porém, cozinhar a carne de porco com temperatura interna superior a 62ºC pode ressecar o lombo. Por isso a etapa da selagem da carne é tão importante: o fogo alto ativa o umami e forma a crosta crocante, sem correr o risco de cozinhar demais por dentro. Feito isso, deve-se apenas deixar o lombo descansar no forno preaquecido, por tempo suficiente para cozinhá-lo internamente, mas sem ressecar.

Comece aquecendo uma panela grande, em fogo médio-alto, onde caiba o lombo inteiro ou em pedaços grandes. Quando estiver bem quente, acrescente o lombo. Vire-o para que todos os lados fiquem dourados por igual. Se sua panela estiver quente o suficiente, esse processo deve ocorrer de forma bem rápida.

Depois disso, se sua panela puder ir ao forno, basta transferi-la diretamente, cuidando para o que o forno esteja preaquecido a cerca de 230ºC. Se sua panela não permite uso no forno, transfira rapidamente o lombo para uma assadeira.

Caso você seja do tipo que adora inventar moda, pode inverter o processo, colocando primeiro o lombo no forno, para cozinhar internamente em temperatura adequada, e selar apenas no final, antes de servir.