Conhecido por personagens memoráveis em filmes como “O Diabo Veste Prada” e “Conclave“, o ator Stanley Tucci tem usado as redes sociais para compartilhar suas receitas favoritas. Uma delas é o tuna melt, tradicional sanduíche de atum com queijo derretido dos Estados Unidos.

O ator vencedor do Emmy entrou no universo da gastronomia, pelo qual sempre foi apaixonado, com a série “Tucci in Italy”, na qual ele apresenta várias faces da culinária italiana e sua história. Apesar de ser apaixonado pelas comidas do território europeu, Tucci mostra que seu conhecimento gastronômico vai além das massas.

Entre as dicas para fazer o sanduíche de atum ideal, o artista aconselha usar latas da proteína que estejam “em salmoura ou em água”, e que os consumidores devem preferir o atum “mais branco possível”.

Tucci justifica que essas recomendações se devem ao tipo de ingrediente que se adapta melhor ao formato do lanche. Além disso, o atum em lata imerso no azeite costuma agregar muita gordura à receita que já leva manteiga, maionese e queijo derretido.

+ The Town terá menu com curadoria de Henrique Fogaça: ‘Comer e ouvir música é a junção perfeita’
+ Così fecha as portas nos Jardins e se prepara para mudança de endereço

Veja como preparar o tuna melt de Stanley Tucci

Embora muitos guias apresentem uma lista longa de ingredientes, o ator simplifica com três principais: pão, queijo, e a essencial salada de atum. Para fazer a combinação central que leva a proteína, basta acrescentar atum em lata, cebola roxa picada, aipo, maionese, sal e pimenta a gosto para temperar.  

Seguindo a lista de alimentos, a estrela de “Conclave” foge do esperado na escolha do queijo e aponta que a melhor opção são fatias de queijo Emmental – esse laticínio alpino conta com sabor de nozes e toques levemente adocicados, quebrando o gosto salgado dos outros componentes.

Para a montagem, Tucci usa cerca de duas fatias de queijo em cada lado do pão de fermentação natural e finaliza com a salada de atum no recheio. Como finalização, ele usa uma prensa de panini de fogão para “amassar” o lanche, derreter seu interior e adicionar uma textura crocante ao exterior do pão.

Por fim, o ator recomenda passar uma pequena quantidade de manteiga no exterior do carboidrato para garantir ainda mais sabor ao conjunto.