19/12/2024 - 10:57
Com seus pratos típicos e receitas de família, as ceias são uma das partes mais tradicionais das celebrações de Natal e Ano Novo. E apesar de grande parte da atenção ser voltada ao cardápio, essas celebrações merecem uma boa seleção de vinhos e espumantes.
Segundo a Vinícola Salton, a primeira orientação na hora de escolher os rótulos é levar em consideração o interesse e o gosto dos convidados: eles são consumidores assíduos de vinho e gostam de produtos mais elaborados ou preferem brindes mais frescos e fáceis de beber?
Além disso, lembre-se de pensar na quantidade ideal de rótulos para toda a noite. “Embora o serviço do vinho indique um rótulo por prato, vale apostarmos naqueles produtos versáteis, que podem ser harmonizados com diferentes alimentos”, recomenda a vinícola.
Como harmonizar vinhos e espumantes durante as ceias
Para entradas como saladas, tábuas de frios, queijos, frutas, nozes, caponatas e bruschettas, os espumantes demi-sec, com doçura moderada, são recomendados.
Harmonizar com pratos principais pode ser um desafio, já que existe uma grande variedade de pratos típicos durante as ceias. Para carnes como peru, chester, camarão e peixes, os espumantes brut, extra brut, brut rosé e prosecco são ideais por sua alta acidez, que equilibra a gordura e realça os sabores. Além disso, os sabores suaves complementam a textura delicada dos pescados.
Já as mesas que recebem proteínas como carne assada, tender e lombo de porco podem servir vinhos tintos como o Cabernet Sauvignon. Com seus taninos robustos, a bebida equilibra a gordura das carnes, além de limpar o paladar com sua acidez moderada. Quem preferir vinhos tintos com mais leveza, no entanto, também pode optar pela uva Pinot Noir.
Para harmonizar com sobremesas como pavês, tortas, pudins e mousses, o espumante moscatel é ideal por sua doçura.
*Recomendações de Salton: espumante Salton Demi-Sec, espumante Salton Poética Blanc de Blancs, linha Salton Ouro Extra Brut, Brut Rosé e Prosecco, Vinho Salton IP Campanha Gaúcha, Vinho Salton Paradoxo Pinot Noir.