Para quem ama carne, de vez em quando bate a vontade de comer um bife alto, suculento e perfeitamente cozido. É claro que existem vários restaurantes, churrascarias e steakhouses especializadas no assunto, mas também dá para fazer um bifão caprichado em casa.

Como mostra o site Eat This, Not That!, o steak, como os americanos gostam de chamar aqueles cortes grandes e altos, pode ser preparado de diversas formas: na grelha, na chapa, na frigideira… e até no forno!

+Universitária grelha bife na torradeira e choca redes sociais
+Veja como fazer Kobe beef grelhado

A vantagem de usar o forno para fazer seu bife é são necessários poucos utensílios para dar conta da tarefa: além do steak, você vai usar sal e pimenta-do-reino para temperar, um termômetro de carne e uma frigideira de ferro fundido ou panela que possa ir ao forno. Preparar a carne dessa forma é simples, basta usar os utensílios certos, como listamos acima, e as técnicas apropriadas.

O site conversou com Dennis Littley, conhecido como Chef Dennis, com mais de 40 anos de experiência na cozinha. E ele deu dicas incríveis para preparar um steak no forno, sem erro. Veja aqui:

1. Escolha o melhor corte possível

“Os melhores cortes de bife para assar no forno são os grossos, como filé de costela (ribeye), contra-filé (sirloin) ou filé-mignon”, diz o profissional. “Esses cortes aguentam bem o calor alto do forno e desenvolvem uma crosta agradável por fora, enquanto permanecem suculentos e macios por dentro”, garante ele. Cortes argentinos, como ancho e bife de chorizo, também podem ficar bons preparados dessa forma.

2. Deixe a carne descansar enquanto o forno aquece

Para que a carne fique perfeita, um dos segredos é deixá-la descansar, fora da geladeira, por alguns minutos enquanto preaquece o forno. “Antes de assar o steak, deixe-o em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos”, ensina o chef. “Isso permitirá que a carne cozinhe de maneira mais uniforme.”

Preaquecer o forno também é importante, pois esse tipo de corte mais alto, no forno, exige bastante calor. Segundo Dennis, a melhor temperatura para esse preparo é 230ºC. Aqueça o forno pelo menos 10 minutos antes de colocar a carne.

Importante também é escolher o utensílio apropriado: pode ser uma frigideira de ferro fundido ou uma panela própria para forno, como as de aço inox. O chef Dennis acrescenta que, independentemente do que você escolher, coloque a frigideira no forno para aquecer antes de adicionar o bife.

3. Sele o bife por alguns minutos antes de colocá-lo no forno

Quando o bife estiver descansando fora da geladeira, e o forno, aquecendo, é hora de temperar a carne. “Tempere o bife generosamente com sal e pimenta dos dois lados”, ensina Dennis. “Também pode adicionar outros temperos como alho em pó, páprica ou ervas secas para dar um sabor extra.”

Em seguida, sele a carne, no fogão, antes de levá-la ao forno.

“Retire cuidadosamente a panela quente do forno e coloque-a no fogão, em fogo alto”, diz o chef. “Adicione uma colher de sopa de óleo ou manteiga à frigideira e gire para cobrir o fundo. Então, frite o bife por 2 a 3 minutos de cada lado, até formar uma crosta marrom.”

4. Transfira o bife para o forno

Depois que o bife estiver bem selado por fora, transfira a assadeira para o forno, com cuidado, e asse a carne por 5 a 10 minutos, dependendo da espessura do bife e do cozimento desejado. É aqui que pode ser útil ter um termômetro de carne, para garantir que seu steak fique exatamente no seu ponto favorito. Com o termômetro, use como parâmetro as temperaturas que o chef indicou: 48ºC a 54ºC (temperatura interna) para malpassado, 60ºC para ao ponto, 65ºC para ponto-mais e 71ºC para bem passado.

5. Retire o bife do forno e deixe descansar

A essa altura, o steak já estará praticamente pronto, mas resista à vontade de devorá-lo por mais alguns instantes. É que, segundo o Chef Dennis, é importante deixar a carne descansar depois de assar. “Depois que o bife estiver no ponto desejado, retire-o do forno e deixe descansar por 5 a 10 minutos”, diz ele. “Isso permitirá que os sucos sejam redistribuídos por todo o bife, tornando-o mais macio e suculento.”