O ovo frito é um dos alimentos mais presentes em gastronomias internacionais, sua influência pode ser notada dos países asiáticos ao café da manhã norte-americano. Apesar de parecer uma tarefa simples, fritar o ovo ideal leva em conta diversos fatores, como a panela utilizada, a gordura escolhida e o tempo de cozimento.

Pensando nisso, a Revista Menu separou os principais elementos e dicas que devem ser utilizados durante a fritura do ovo frito.

+ Blaise, no Rosewood São Paulo, renova menu com protagonismo para a sustentabilidade
+ Doce, seco e bianco: aprenda a diferenciar as três versões de vermute

Escolha da frigideira e gordura ideais

Para os profissionais da área, determinar a melhor frigideira e o óleo ideal é essencial na hora de atingir o ponto desejado do alimento.

Entre as opções de panela temos a anti aderente, de aço inoxidável e ferro fundido. A primeira opção é a mais desejada pelos amantes do ingrediente, as camadas antiaderentes facilitam o processo e diminuem a necessidade de uma grande quantidade de gordura.

Já a panela de aço inoxidável ganha os holofotes por proporcionar uma cocção mais uniforme. Porém, esse instrumento precisa estar pré aquecido na temperatura correta antes do ovo ser adicionado – além disso, a quantidade de óleo acaba sendo maior que na primeira.

Por fim, a frigideira de ferro fundido exige maior atenção e tempero, já que o alimento tende a grudar facilmente em suas extremidades. Ainda sim, essa alternativa garante bordas crocantes e aparência dourada ao ovo frito.

A seção das gorduras mais utilizadas conta com cinco caminhos que podem alterar a aparência, sabor e facilidade no preparo.

  • Manteiga: Esse ingrediente é uma das escolhas mais clássicas para fritar ovos. Além de acrescentar uma textura crocante e dourada, a manteiga concede um sabor temperado único.
  • Azeite de oliva: Essa opção é para aqueles que buscam um sabor levemente mais intenso. Assim como a anterior, o azeite de oliva permite que o ovo fique crocante e leve.
  • Óleo vegetal: Populares ao redor do mundo, óleos vegetais ou de canola são ideais para os que buscam uma alternativa simples, eficiente e saudável.
  • Gordura de Bacon: Normalmente utilizado nos clássicos cafés norte-americanos, a gordura do bacon reutiliza a fritura da carne de porco e acrescenta toques especiais. O sabor defumado e a textura crocante são a chave dessa sugestão.
  • Óleo de coco: A última opção traz um toque tropical, suave e levemente adocicado. O óleo de coco conta com um toque extra de profundidade aos temperos e especiarias utilizados no processo.

Confira três técnicas para atingir diferentes pontos do ovo frito

Ovo frito tradicional com gema mole

  1. Comece aquecendo a frigideira em fogo médio e adicione a gordura escolhida;
  2. Quebre o ovo em uma tigela separada, adicione delicadamente à frigideira e deixe cozinhar sem mexer;
  3. Não vire o ingrediente, deixe-o cozinhar até que as claras estejam firmes e a gema permaneça mole e vibrante;
  4. Tempere com as especiarias que desejar;
  5. Retire a fritura com cuidado para não quebrar a gema e sirva ainda quente.

Ovo frito com gema levemente cozida

  1. Aqueça a panela e certifique-se que o ovo está bom;
  2. Comece fritando-o com a gema para cima e, em seguida, vire-o delicadamente quando as claras estiverem quase firmes;
  3. Deixe cozinhar por 20 a 30 segundos do outro lado, para que as claras endureçam completamente e a gema permaneça levemente cozida;
  4. Tempere com as especiarias que desejar e sirva logo após o cozimento.

Ovo frito com gema dura

  1. A última opção garante que ambas partes estejam bem cozidas;
  2. Aqueça a frigideira com a gordura escolhida. Quebre o ovo em uma tigela e transfira para a panela com cuidado;
  3. Frite o ovo com a gema para cima e vire-o delicadamente quando as claras estiverem firmes;
  4. Cozinhe bem o outro lado para a gema e a clara endureçam;
  5. Tempere os dois lados com as especiarias que desejar e sirva ainda quente.