20/12/2021 - 19:25
Todo mundo (ou quase) sabe que manter a geladeira limpa e organizada é essencial tanto para conservar corretamente os alimentos quanto para evitar que eles causem algum problema de saúde. Mesmo assim, os brasileiros estão errando na hora de guardar as compras de supermercado no eletrodoméstico.
+Estudo revela quais os erros de higiene mais comuns dos brasileiros na cozinha
+Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+Como os alimentos eram armazenados antes das geladeiras?
+Saiba por que você nunca deve guardar comida quente na geladeira
+5 dicas para organizar a geladeira e não desperdiçar comida
Segundo estudo recente feito pelo Centro de Pesquisas em Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 40% das doenças transmitidas por alimentos no Brasil têm origem nas residências, justamente por causa do armazenamento incorreto dos produtos.
E foi pensando nisso que os responsáveis pelo estudo lançaram uma cartilha gratuita ensinando à população a organizar a geladeira direitinho. O guia indica qual a temperatura ideal de conservação dos alimentos, o prazo de validade das comidas e como limpar o equipamento corretamente.
A cartilha ainda traz uma dica preciosa, porém pouco conhecida: qual o lugar correto para guardar os produtos dentro da geladeira. Para facilitar, colocamos as orientações a seguir. Mas sugerimos que você confira todo o conteúdo – basta clicar aqui para baixar o guia.
Como organizar a geladeira?
1ª prateleira
– Ovos
– Iogurtes
– Leites e derivados
2ª prateleira
Sobras de alimentos
3ª prateleira
Alimentos em descongelamento
Gaveta
Verduras, legumes e frutas
Portas e compartimentos
– Bebidas
– Temperos
– Geleias
– Conservas
– Sucos
– Água
Não é recomendado armazenar em portas e compartimentos alimentos cuja qualidade possa sofrer alteração com a mudanças de temperatura dessa área.
Fonte: Armazenamento Dos Alimentos Na Geladeira; Centro de Pesquisas em Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP)
(*) Da redação da Menu