A fritadeira elétrica sem óleo, mais conhecida como air fryer, entrou definitivamente na rotina de muitos brasileiros, principalmente pela facilidade no preparo de certos alimentos, como batatas fritas, com um mínimo de gordura. Porém, para funcionar perfeitamente, ela precisa de um fluxo de ar adequado, internamente, por isso que a cesta da air fryer tem pequenos orifícios.

+Truque para limpar air fryer está bombando no TikTok, veja como funciona
+Aprenda a fazer a burrata empanada na air fryer que viralizou no TikTok
+Como preparar asinhas de frango perfeitas na air fryer
+Receitas na air fryer: aprenda a fazer o tofu à parmegiana que faz sucesso no TikTok
+Veja 4 truques para fazer batatas fritas muito mais crocantes na air fryer
+Especialistas revelam por quanto tempo os alimentos devem ser cozidos na air fryer

Além da clássica batata frita, vários outros vegetais ficam uma delícia na fritadeira sem óleo, como palitos de cenoura, floretes de brócolis, etc. Porém, como mostra o site Tasting Table, o corte dos legumes importa muito quando se trata de air fryer, para evitar que escapem pelos furos do cesto. Também é importante manter o fluxo de ar: prefira cozinhar os ingredientes em uma única camada, sem empilhar, para que assem por igual.

Assim, evite cortar legumes como quiabo, vagem, cenoura, batata, etc, em tamanho muito pequeno, para que eles não queimem no fundo da fritadeira. Vale fazer palitos, cubos médios ou fatias maiores quando usar a air fryer para assar os vegetais.

Pincelar os vegetais com um pouco de óleo ou azeite ajuda a deixá-los dourados, saborosos e muito mais crocantes. No caso das batatas, esse simples tempero faz toda a diferença – e, ainda assim, a técnica usa muito menos óleo do que uma fritura de imersão, por exemplo.

Caprichar também nas especiarias ajuda bastante. Use e abuse de páprica, cominho, cúrcuma, alecrim seco e pimenta-do-reino ou calabresa para dar um toque a mais de sabor para os legumes assados na air fryer.