De origem tailandesa e consumido em todos os países do Sudeste Asiático, o molho de pimenta Sriracha se tornou popular fora da região graças à empresa Huy Fong Foods, que lançou o molho nos EUA em 1980.

+Marca de sriracha perde processo e deve pagar 23 milhões de dólares
+Sriracha no copo

A princípio, o produto foi criado para atender à demanda das comunidades de imigrantes asiáticos que fixaram residência na Costa Oeste dos EUA, especialmente na Califórnia, na década de 1970, para escapar de conflitos como a Guerra do Vietnã e a revolução do Camboja de 1975.

Com o tempo, o produto passou a ser apreciado fora dessas comunidades e ganhou uma legião de fãs – hoje, há camisetas, bonés, chaveiros e outros itens criados para aqueles que querem demonstrar seu amor pelo molho.

Esses fãs, porém, estão relatando que o produto sumiu das prateleiras dos supermercados nos últimos tempos. E há uma explicação: falta de pimentas no mercado. A informação consta de uma carta da Huy Fong destinada a um de seus distribuidores, que teve seu conteúdo revelado no Twitter.

As perspectivas também não são otimistas, afirma a empresa. Por causa das mudanças climáticas, a falta de ingredientes para fazer o molho é mais grave do que se esperava e só deve se normalizar a partir do segundo semestre deste ano.

(*) Da redação da Menu