Especiarias são apreciadas há séculos na culinária e não podem faltar na despensa. Em geral, elas têm se mantêm boas para consumo por bastante tempo, mas pense em temperos conservados por 500 anos? Segundo o site NDTV Food, com informações da agência Reuters, um time de arqueólogos descobriu especiarias, bem preservadas, de cinco séculos atrás. O verdadeiro tesouro foi encontrado em um navio que afundou na costa báltica da Suécia.

+Confira 8 truques para aproveitar as especiarias ao máximo
+Aprenda a fazer arroz doce com leite de coco e especiarias
+Garrafa de vinho mais antiga do mundo tem 1.700 anos e ainda pode estar boa para beber
+Cientistas recriam receita de bebida de 2.500 anos encontrada em túmulo da Idade do Ferro

A descoberta impressionante incluía itens como açafrão em pistilos (o tipo mais caro desse condimento), pimenta e gengibre. O navio, chamado Gribshunden, navegava por aquela região em 1495. Possivelmente, o naufrágio ocorreu depois que o navio pegou fogo e afundou. A embarcação pertencia ao rei Hans da Dinamarca e da Noruega, e ficou parado nas profundezas do mar desde aquela época.

“O Báltico é estranho – é baixo em oxigênio, tem baixa temperatura, baixa salinidade… Tantas coisas orgânicas estão bem preservadas no Báltico, e certamente não ficariam assim em outros lugares do sistema oceânico mundial”, disse o cientista arqueológico Brendan Foley, da Universidade de Lund, que liderou a pesquisa. O relatório do time acrescentou ainda que, pela primeira vez, encontraram açafrão entre os achados.