Presente na alimentação diária de vários países, o arroz branco pode ser tão prejudicial à saúde quanto o açúcar e a gordura, afirmam pesquisadores do American College Of Cardiology, nos EUA, em levantamento publicado no início deste mês. De acordo com o estudo, o consumo de excessivo de grãos refinados, como o arroz branco, aumenta especialmente o risco de surgimento de doenças cardíacas.

+EUA apresentam proposta para redefinir o conceito de alimento saudável
+Brasileiros estão bebendo cada vez mais cerveja em casa, afirma pesquisa
+Novas regras para rótulos de alimentos estão valendo; veja o que muda

Para o estudo, foram consultados mais de 2 mil pacientes com doença arterial coronariana prematura que foram submetidos a radiografias do coração em hospitais do Irã, onde o alimento também é bastante consumido.

Os cientistas chegaram à conclusão de que uma maior ingestão de grãos refinados estava associada ao desenvolvimento de doença arterial coronariana prematura. O consumo de grãos integrais, por outro lado, foi apontado como fator de prevenção a essa doença.

Mohammad Amin Khajavi Gaskareim, principal autor do estudo, ressalta que uma dieta rica em grãos refinados pode ser considerada semelhante a uma alta ingestão diária de açúcares e gorduras.

“Existem muitos fatores pelos quais as pessoas podem estar consumindo grãos mais refinados, quando deveria estar consumindo alimentos integrais. Entre eles podem ser citados renda, emprego, educação, cultura e idade”, disse Gaskarei por meio de comunicado.

O pesquisador, no entanto, ressaltou que é preciso ampliar os estudos para entender como os grãos refinados influenciam no surgimento de doenças cardíacas.

(*) Da redação da Menu