Já definiu os pratos que vão compor sua mesa de Natal? Adequar a variedade de pratos típicos para a ceia e a diversidade de gostos pode tornar esta tarefa um desafio e quando se trata da escolha das bebidas não é diferente.

O vinho pode ser uma excelente alternativa para este momento, por sua diversidade de tipos e versatilidade de harmonizações. A Bodega Dante Robino (@bodegadanterobino) indica as melhores opções para você servir e agradar seus convidados. Confira!

Castanhas e Nozes

O mais tradicional aperitivo para a ceia de Natal são as castanhas e nozes, como castanha-do-pará, castanha-de-caju, amendoim, avelã e nozes. Aqui a melhor opção é o versátil espumante, limpa o paladar com seu gás carbônico e te deixa pronto para o próximo prato.

Peru e Chester

São os mais tradicionais da ceia de Natal, e normalmente são servidos assados, acompanhados de arroz, farofa e molhos. Os vinhos tintos, como Malbec, acompanham bem o peru, que possui uma carne mais firme e sabor intenso. Já o chester, que é uma ave mais leve e com baixo teor de gorduras, pede vinhos brancos.

Bacalhau

Herança da colonização portuguesa, o prato deixou de ser exclusivo da Páscoa e passou a compor também as ceias de Natal. É um peixe mais estruturado e com boa presença de fibras e, por isso, pode ser acompanhado tanto com vinhos brancos ou tintos.

Preparações mais simples devem ser acompanhadas pelos brancos, já receitas mais elaboradas, com o lombo do bacalhau, combinam com os tintos.

Tender e Pernil

Assim como o bacalhau, a carne suína também é versátil para a harmonização. Com sabor marcante e intenso, esses clássicos da ceia brasileira combinam com vinhos brancos, espumantes e tintos de corpo médio.

Panettone

A sobremesa que não pode faltar nas mesas de Natal! Seja na versão com frutas cristalizadas, chocolate ou as novidades como doce de leite e creme de avelã, ele pode ser harmonizado com um bom espumante brut.