11/12/2024 - 10:51
Produzido no olival mais alto do Brasil, em Maria da Fé (MG), o azeite Mantikir Summit Premium recebeu nesta terça-feira, 10, o troféu EVOOLEUM Awards 2024 na categoria “Produção Limitada” — para azeites com menos de 2.500 litros anuais. O evento, um dos maiores do mundo do segmento, aconteceu em Madrid, na Espanha, e reuniu produtores e especialistas internacionais.
A premiação avaliou azeites de países como Brasil, Itália, Croácia e Líbano e premiou o rótulo brasileiro como melhor do mundo em sua categoria.
Azeite das alturas
Produzido a 1.910 metros de altitude na Fazenda Tuiuva, na Serra da Mantiqueira, o azeite Mantikir Summit Premium é elaborado com as variedades Arbequina, Coratina, Grappolo e koroneiki. O produto tem acidez de 0,11% e índice de 93 pontos no ranking EVOOLEUM.
“Essa vitória destaca a Serra da Mantiqueira como uma das regiões mais promissoras para a produção de azeites de alta qualidade”, afirma Herbert Sales, proprietário do Espaço Essenza Vinícola Boutique, produtor do Mantikir Summit Premium.
Durante a cerimônia, outras categorias e azeites foram celebrados, incluindo o espanhol Dehesa el Molinillo Coratina — eleito o melhor do mundo. O prêmio em design premium foi para o azeite italiano Colonna Molensis XXV; enquanto o de embalagem e produção sustentável foi faturado pelo espanhol Castell de La Costurera.