O Guide Top 100 da Evooleum Awards, que elege os melhores azeites do mundo, foi anunciado nesta quinta-feira, 24. A lista conta com um único exemplar brasileiro: o Mantikir Summit, da Vinícola Essenza, que recebeu 93 pontos na premiação espanhola, se tornando o melhor ingrediente da categoria no Brasil.

Profissionais gastronômicos explicam que a lista é importante para garantir que os melhores ingredientes estejam sendo utilizados. A votação é feita por meio de um júri técnico especializado que determina a pontuação baseada em diversos critérios de qualidade.

“O reconhecimento da Evooleum é uma confirmação do potencial do Brasil para produzir azeites extravirgens de alta performance técnica e sensorial”, afirma Herbert Sales, proprietário da vinícola e produtor.

No ano passado, o Mantikir Summit Premium já havia conquistado seu espaço no Evooleum, designado  o melhor azeite do mundo na seção de produção limitada até 2.500 litros – foi a primeira vez que uma safra brasileira recebeu o título.

+ Hamburgueria de Lewis Hamilton e Leonardo DiCaprio encerra atividades no Reino Unido após prejuízo

+ Dia do Churrasco: conheça os segredos de preparo de profissionais e saiba onde comemorar em SP

Composição do azeite premiado

O líquido premiado apresenta um blend de campo elaborado com quatro variedades de azeitonas: arbequina, coratina, grapolo e koroneiki. A colheita dos frutos aconteceu no final de fevereiro em Maria da Fé, Minas Gerais, cidade onde estão localizados os olivais da vinícola.

As condições climáticas da região são parte importante da produção, já que elas contribuem para a alta concentração de compostos fenólicos no produto final.

Além disso, os compostos passam por um processo especial durante a elaboração do azeite. A prensagem imediata do blend formado pelas diferentes azeitonas faz com que o rendimento médio de 12 quilos de fruto produza aproximadamente 1 litro de azeite artesanal.

“Realizamos a colheita manual prematura com baixo rendimento, respeitando os índices de maturação e a integridade dos frutos. Todo o processo foi conduzido de forma precisa, desde o manejo no campo até a extração no lagar, com temperatura controlada a 22 graus, o que nos permitiu alcançar um azeite de excepcional qualidade”, completa Sales.

Premiação espanhola

O Evooleum Awards, organizado pelo Grupo Editorial Mercacei em parceria com a Associação Espanhola de Municípios Oleícolas (AEMO), é considerado um dos prêmios mais influentes e rigorosos da gastronomia.

A bancada do júri internacional é composta por 25 provadores de 11 países, que avaliam às cegas quase mil amostras de azeites extravirgens produzidos em 26 nações. Os resultados das avaliações são divulgados em Córdoba, na Espanha, e definem os 100 melhores azeites do mundo e os 20 melhores rótulos de produção limitada.

A edição deste ano exibe representantes de 10 países no ranking final, entre eles Brasil, China, África do Sul, Grécia, Portugal, Croácia, Turquia, Itália e Espanha. A lista completa dos ingredientes premiados pode ser encontrada no site oficial do guia.