Celebrando a rica tradição gastronômica do Alto Minho, o restaurante Bacalhau, Vinho & Cia incluiu no menu um prato tradicional português, que promete conquistar o paladar dos seus clientes: o Cordeiro à Moda da Foda. A novidade é considerada uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, e sua história está profundamente enraizada na cultura e tradições da região do Minho. 

Com a fartura já característica da casa, este prato, com preço estabelecido em R$ 280,00, serve de 2 a 3 pessoas, garantindo uma refeição memorável para todos. O prato foi lançando em outubro e ficará fixo no cardápio.

Sob o comando do Chef Caíque Pallas, a releitura deste clássico prato apresenta um saboroso Stinco de Cordeiro preparado em baixa temperatura por um longo período, sendo finalizado no forno com arroz cozido no riquíssimo caldo e pedaços de cordeiro. “O grande diferencial desse prato típico é trazer um arroz rico em caldo do próprio cordeiro, além de um cordeiro assado com toda sua suculência”, detalha.

Para reproduzir o prato em casa, Caíque orienta: “Os principais cuidados a se tomar é na cocção do cordeiro, aqui utilizamos um Stinco, mas também pode-se utilizar uma paleta ou o pernil do mesmo, a ideia é que se tenha uma peça assada, porém com suculência. Já no arroz, o principal ingrediente é o caldo, refogue os legumes e os pedaços de cordeiro com calma para extrair todo seu potencial de sabor”.

Foda à Moda de Monção

Mas, afinal, o que é a Foda à Moda de Monção? É um prato de cordeiro suculento, preparado no forno, e servido com um arroz também assado. É uma referência culinária da cidade de Monção, e sua história data de feiras de antigamente, onde o termo “Foda” surgiu de uma curiosa manha de feirantes. 

A origem do nome “Feira da Foda” está relacionada com o hábito antigo dos pastores da região. Quando estes levavam as ovelhas para os montes e estas não encontravam pasto, os pastores costumavam dizer que iam “foder o gado”, ou seja, enganar as ovelhas, dando-lhes mato em vez de pasto. O termo “foda”, neste contexto, referia-se à ideia de enganar ou iludir. 

O prato principal desta feira é o borrego ou cordeiro, muitas vezes acompanhado de arroz no forno. Além deste prato, existem outras iguarias tradicionais da região que são servidas durante o evento. Embora a comida seja o principal destaque, a Feira da Foda também celebra as tradições locais, como a música, a dança e o artesanato da região de Monção.

O nome peculiar e a promoção da cultura local fizeram da Feira da Foda um evento cada vez mais popular, tanto nacionalmente como internacionalmente. Turistas de várias partes de Portugal e de outros países visitam a aldeia de Pias para experienciar essa tradição única.

A Feira da Foda é um excelente exemplo de como as tradições locais podem ser preservadas e promovidas, mesmo em tempos modernos, atraindo visitantes e mantendo viva a história e a cultura de uma região. Se estiver em Portugal durante a realização da feira, é certamente uma experiência única e memorável a ser considerada!

Sobre o Bacalhau, Vinho e Cia

Bacalhau, Vinho & Cia. (Crédito: Divulgação)

O restaurante Bacalhau, Vinho & Cia oferece mais de vinte pratos no cardápio, incluindo saborosas alheiras – feitas na casa, pratos com camarões, polvo marroquino e uma completa seleção de doces portugueses. Outra estrela por lá é o vinho, que conta com uma extensa carta portuguesa contemplando as principais vinícolas de cada região do país. 

A casa procura trabalhar com preços justos, de forma que o cliente escolha o vinho por suas características e não pelo preço. E como toda boa casa portuguesa, as portas estão sempre abertas, diariamente, no almoço e jantar.