Um dos símbolos da manutenção da escravidão nos Estados Unidos do século 19, a bandeira dos Estados Confederados da América foi hasteada no Deguste, evento cervejeiro realizado em Petrópolis (RJ), na última sexta-feira (11). Atualmente, a imagem é usada grupos supremacistas brancos ao redor do mundo.

+Grafiteiro italiano cobre pichações racistas com desenhos de comida
+Secretário de Saúde da BA xinga chef de cozinha de ‘vagabunda’
+Cervejaria de extrema-direita é acusada de racismo em propaganda

Em publicação no Instagram, os organizadores do Deguste explicaram que a bandeira foi hasteada por um expositor que participava pela primeira vez do festival, que já teve mais de 70 edições.

“Um dos expositores, que participou pela primeira vez do evento, apresentou em seu stand uma bandeira pouco conhecida no Brasil e que somente no final da noite de ontem (11) tomamos conhecimento de seu significado”, afirmaram os organizadores no post enviado no sábado (12).

Instagram will load in the frontend.

“O que nós da Deguste podemos dizer é que até ontem não tínhamos nenhum conhecimento acerca desse símbolo. Trata-se de um nicho ideológico lastimável que, por bem, não é conhecido popularmente”, ressaltaram

“Nunca houve e jamais haverá a promoção de ideologias de quaisquer natureza que entrem em conflito com o respeito à diversidade e à pluralidade humanas, ao contrário disso, a exposição de diferentes empresas sempre teve como intuito superior promover os produtores e artistas locais e fortalecer o comércio e a cena cultural”, acrescentaram.

O expositor que hasteou a bandeira confederada foi o restaurante Provenza BBQ, do Distrito Federal, especializado no preparo de carnes ao estilo do sul dos EUA. Em seu Instagram, o estabelecimento afirmou que, “por total desconhecimento, optou por usar a bandeira dos confederados como uma referência ao American BBQ”.

Instagram will load in the frontend.

(*) Da redação da Menu