Até pouco tempo, a principal atividade do empresário Adilson Ramos, de 28 anos, era administrar sua loja de utensílios domésticos na cidade de Cariacica (ES). Em julho deste ano, porém, Ramos arriscou e decidiu transformar seu comércio em uma distribuidora de bebidas.

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E o nome escolhido para a empreitada não tinha como ser mais chamativo: Caixaça Econômica. Para fazer o serviço completo, Ramos ainda adotou o mesmo estilo visual do banco estatal. “Não imaginava que iria repercutir desse jeito”, disse o empreendedor ao UOL, que também contou que a ideia foi elaborada com a ajuda de sua companheira.

Logo em seguida, um usuário do TikTok identificado como Werbeth Luis gravou um vídeo na frente do estabelecimento e foi a partir daí que a Caixaça Econômica ficou conhecida pelo público. Até o momento, o vídeo registra mais de 2 milhões de exibições, apenas na rede social dedicada a filmagens de curta duração.

“Em um dia, teve um milhão de visualizações. E aí a visibilidade começou. Foi tudo muito rápido. Eu coloquei a placa, passou uns cinco dias ele gravou o vídeo e, logo em seguida, estourou”, disse Ramos.

O sucesso, no entanto, rapidamente atraiu a atenção da Caixa Econômica Federal, que enviou representantes para notificar o empresário. “A Caixa é a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais. A utilização indevida de marcas constitui crime contra a propriedade intelectual”, informou o banco.


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Para evitar (mais) surpresas, o empresário decidiu que vai mudar o nome para “Caichaça Econômica”. “Eles pediram para tirar, é o que a gente está fazendo”, afirmou.

Curiosamente, o dono da distribuidora de bebidas disse que a fama não ajudou a aumentar o faturamento. “Muita gente tira foto, mas o público (que compra) é pequeno”, comentou.

(*) Da redação da Menu