A prestigiosa estrela do Guia Michelin foi concedida a uma taqueria de 3 metros por 3 metros na Cidade do México. O Tacos El Califa de Leon, no bairro de San Rafael, é o primeiro restaurante desse tipo a receber o prêmio do cobiçado guia gastronômico.

O local é nomeado em homenagem ao toureiro mexicano Rodolfo Gaona, cujo apelido na arena era “El Califa de Leon.”

Os pais do atual proprietário, Mario Hernandez, fundaram a taqueria há mais de 50 anos. “Meu pai dizia, ‘Você quer que eu te diga o segredo da carne? Não há segredo,” apenas “amor e esforço,” disse Hernandez, de 66 anos, após receber a estrela Michelin.

Instagram will load in the frontend.

O que está no menu?

Além dos dois molhos, a taqueria tem apenas quatro itens no menu, todos tacos, e todos vindos de alguma parte próxima das costelas, lombo ou pernil de vaca.

Um único taco custa o equivalente a R$ 25. Embora o preço seja considerado alto para os padrões mexicanos, muitos clientes acreditam que é o melhor da cidade.

“Esta taqueria pode ser simples, com apenas espaço suficiente para alguns clientes ficarem de pé no balcão, mas sua criação, o taco Gaonera, é excepcional,” disse o Guia Michelin em seu site.

“O filé de carne bovina finamente fatiado é cozido na hora, temperado apenas com sal e um toque de limão. Ao mesmo tempo, um segundo cozinheiro prepara as excelentes tortilhas de milho. A combinação resultante é elementar e pura,” acrescentou.

O Chef Arturo Rivera Martinez fala sobre qual é o segredo: “É a simplicidade do nosso taco. Tem apenas uma tortilha, molho vermelho ou verde, e é isso. Isso, e a qualidade da carne”.