O blogueiro Júlio Bernardo, conhecido como JB, decidiu processar a chef Bel Coelho, que comanda o Cuia Café e Restaurante, em São Paulo. Na ação movida, JB, que atualmente se define como um “cronista de comida”, pede indenização por danos morais, e apresentou como provas postagens de Bel que lhe atribuem agenda de ódio, misoginia e machismo e até assédio moral e sexual.

+Blogueiro paga R$ 1.000 a Alex Atala para extinguir ação de injúria e difamação

Em 2021, a chef Bel Coelho comemorou a derrota de JB em um processo movido contra o blogueiro pelo chef Alex Atala. “Simplesmente respondi que estava comemorando por não ter como aliado da luta feminista um assediador moral e sexual que me persegue há 12 anos digitalmente”, disse a chef em entrevista à Folha de S. Paulo.

JB registrou todos os posts e foi para a justiça com um pedido de indenização. “Me senti injuriado e ofendido por fake news divulgadas por ela numa rede social”, explica.

A chef, por sua vez, apresentou ao Judiciário, dentro de sua defesa, vários relatos de pessoas, buscando demonstrar que JB extrapolaria a liberdade de expressão para flertar com a agressividade gratuita.

A primeira audiência do caso foi marcada no juizado de pequenas causas de São Paulo no dia 3 de junho, uma sexta-feira. Na data, no entanto, nem JB nem seu advogado compareceram e a defesa de Bel pediu a extinção do processo, o que foi concedido pelo juiz.

JB e seu advogado afirmaram preparar um embate na Justiça Civil —não aceitaram, no entanto, especificar à reportagem quando darão entrada na nova ação. “A gente entendeu que, como vai vir esse fogo pesado do outro lado, a justiça comum é o foro mais adequado”, disse o advogado Humberto Deporte

O blogueiro e seu advogado esperam que a chef tenha como testemunhas várias nomes da gastronomia brasileira que se sentiram agredidos pelas publicações passadas de JB. Entre eles, os chefs Alex Atala Rodrigo Oliveira e a jornalista Ailin Aleixo.

(*) Da redação da Menu