por ANSA

O italiano Massimo Bottura, premiado chef da Osteria Francescana, de Modena, quer levar aos Estados Unidos seu projeto solidário contra o desperdício de comida, que nasceu durante a Expo Milão 2015.

O Refettorio Ambrosiano, que recupera sobras de alimentos e as cozinha para pessoas pobres, também conta com a colaboração de outros chefs importantes. Para botar sua ideia em prática, Bottura se reunirá com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e sua esposa, Michelle, que mudaram os hábitos alimentares da família na Casa Branca.

O chef já cozinhou para Obama e o encontrou em algumas ocasiões, como em sua recente visita a Milão para a conferência alimentar “Seeds&Chips”. “Barack Obama e Michelle estão interessados”, garantiu Bottura.

O projeto já esteve no Brasil, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e o italiano agora planeja fazer o mesmo em Londres, mas seu foco será nos Estados Unidos.

A ideia é abrir um refeitório em Detroit, cidade norte-americana que “renasceu” após a crise de 2008. O chef também quer instalar o restaurante em outros locais, como no bairro do Bronx, em Nova York, e na cidade de Los Angeles, com colaboração de universidades e estudantes.

Segundo Bottura, o modelo do refeitório “continua sendo o de Milão, que Michelle já pôde conhecer durante sua visita à Expo”. (ANSA)