por Rodrigo Oliveira, do Mocotó restaurante

Ingredientes

750 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado; 500 g de mandioca cozida e amassada; 150 ml de creme de leite; 100 g de manteiga; 150 ml de creme de leite; 100 g de manteiga; 25 g de alho picado; 5 g de pimenta malagueta picada; 50 g de banha de porco; sal e pimenta-branca a gosto.

Salada azedinha

1 maço de folhas de azedinhas frescas; 1 maço de folhas de capuchinha; 150 g de tomate-cereja; 100 g de cebola-roxa em rodelas; 50 g de pimenta-de-bico; azeite de oliva; vinagre de maçã; sal a gosto.

Pesto de coentro

100 g de coentro fresco; 100 ml de óleo de girassol; 100 ml de azeite de oliva extravirgem; 50 g de castanha de caju; 50 g de queijo de coalho; 5 dentes de alho amassados; sal a gosto.

Modo de preparo

Salada

Misture todos os ingredientes em uma tigela e tempere-os com sal a gosto, vinagre e azeite de oliva.

Pesto

Processe todos os ingredientes no liquidificador até obter um molho homogêneo. Reserve num pote com tampa até a hora de servir.

Brandade

Refogue o alho e a pimenta na banha de porco, em fogo médio. Deixe cozinhar até começar a dourar. Junte o bacalhau desfiado, misture bem e mantenha no fogo por mais alguns minutos. Adicione o purê de mandioca e incorpore-o ao peixe. Junte o creme de leite e mexa bem. Acrescente a manteiga, tempere-a com a pimenta branca moída na hora e acerte o sal. Mexa vigorosamente e retire-a do fogo.

Para servir

Distribua a brandade nos pratos e sirva-a com o pesto de coentro e a salada de azedinha.

Dica do chef

Se não gostar de coentro ou quiser variar o sabor, faça o pesto com a mesma quantidade de manjericão.

rendimento: 10 porções
preparo: 1 hora
execução: fácil