O Brasil tem 11 azeites entre os 500 melhores do mundo, de acordo com a edição 2025 do guia italiano Flos Olei. O número é o mesmo do ano passado.

A publicação leva em conta diversos aspectos para classificar um azeite de 0 a 100 como cor, sabor e características olfativas. O destaque entre os brasileiros foi o Koroneiki, da marca Azeite Sabiá, que conquistou 97 pontos e foi eleito o melhor azeite monovarietal do mundo na categoria médio frutado. Ele foi produzido nas cidades de Santo Antônio do Pinhal (SP) e Encruzilhada do Sul (RS). A companhia foi fundada em 2014 pelo casal Bia Pereira e Bob Costa, que foi ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Fernando Henrique Cardoso.

Outros destaques foram os azeites Prosperato, que também levou nota 97, e o Estância das Oliveiras, com 90. Ambos são produzidos no Rio Grande do Sul.

Confira a lista completa

Minas GeraisAzeite Verolí86
São PauloVinícola Essenza86
São PauloOliq Azeite Extravirgem87
São PauloOrfeu85
São PauloFazenda do Azeite Sabiá97
Rio Grande do SulAl-Zait & Co.85
Rio Grande do SulAzeite Bem te Vi89
Rio Grande do SulEstância das Oliveiras90
Rio Grande do SulOlivas de Gramado85
Rio Grande do SulProsperato97
Rio Grande do SulAzeite Puro88

Nove rótulos conseguiram a nota 100, sendo 5 italianos, 3 espanhóis e 1 croata. Confira a lista completa aqui.

*Essa matéria foi veiculada em Dinheiro Rural