09/11/2020 - 17:07
da redação da Menu
Desde que se mudou para a cidade de Hillside, no Estado de Nova Jersey (EUA), em 2000, o empresário brasileiro Jay Messina se tornou um embaixador informal da gastronomia brasileira no país.
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Amante de boas conversas, comida, música sertaneja e cachaça, ele transformou, em 2015, a sala de seu apartamento em um espaço para receber os amigos e logo o endereço ganhou o simpático apelido de “Buteco do Jay”.
Faltava, porém, encontrar boas marcas de cachaça por lá. “Custava a encontrar uma boa caninha para comprar, só achava as industriais”, conta o empresário, que só conseguia abastecer sua adega quando vinha ao Brasil ou quando amigos brasileiros viajavam aos EUA e levavam garrafas para o “buteco“.
Ao mesmo tempo, Messina passou a publicar fotos de seu “buteco” no Instagram e logo se tornou referência em cachaça nos EUA, com vários seguidores perguntando onde era possível comprar suas bebidas.
Pensando nisso, Messina acabou criando, em parceria com a destilaria Weber Haus, do Rio Grande do Sul, sua própria marca de cachaça: a Buteco do Jay, que por enquanto só está à venda no Brasil.
Ela é encontrada nas versões Prata, Carvalho e Amburana, que custam R$ 75. Há também uma versão especial, a Buteco do Jay 8 Anos Extra Premium, envelhecida em barris de carvalho e amburana (R$ 450).
Para a sorte dos apreciadores de cachaça nos EUA, os rótulos devem chegar por lá no começo do ano. “Estamos apenas aguardando questões burocráticas”, afirma o empresário.
E Messina não pretende parar por aí: agora, ele quer abrir “Butecos do Jay” de verdade, no Brasil e nos EUA, para receber os amantes da uma boa “marvada” e da culinária brasileira.