No começo desta semana, quatro pessoas entraram com uma ação de classe contra o Burger King na Corte Distrital de Miami alegando que a rede de lanchonetes aumenta o tamanho de seus sanduíches nas propagandas da marca. A ação demanda que qualquer pessoa que se sentiu prejudicada pela propaganda da marca tenha o direito a ser indenizada pela empresa.

+Franquia do Burger King na Rússia se recusa a fechar 800 lojas
+Burger King testa modelo de restaurante sem atendentes em SP
+Conheça 10 países em que não é possível comer no McDonald’s

De acordo com o South Florida Sun-Sentinel, a ação afirma que as fotografias usadas pelo Burger King para promover sanduíches como hambúrgueres da linha Whopper são desproporcionais ao tamanho real do sanduíche.

A prática teria começado em setembro de 2017 e traz sanduíches com “aproximadamente 35% mais carne” que a quantidade servida nas lojas. “Embora o tamanho do Whopper tenha aumentado substancialmente nas propagandas produzidas pelo Burger King, a receita e a quantidade de ingredientes de um Whopper permanece a mesma”, aponta a ação de classe.

“As ações do Burger King são especialmente preocupantes agora que a inflação elevou os preços dos alimentos e da carne, ainda mais para os consumidores de baixa renda, que enfrentam dificuldades financeiras no atual momento”, acrescenta o documento.

“A promessa da empresa de uma larga porção de comida está fazendo que consumidores escolham comprar itens do Burger King que elas nunca fariam normalmente”, afirmam os querelantes. A rede de fast-food foi questionada sobre a ação judicial pela reportagem do site Food & Wine e se recusou a comentar as acusações.

(*) Da redação da Menu