A enciclopédia gastronômica TasteAtlas divulgou recentemente um novo ranking com os melhores queijos do mundo. A publicação foi bastante criticada pelos franceses, pois os exemplares italianos saíram na frente, ocupando vários lugares no top 10.

+Lista revela os 10 melhores queijos do mundo e nenhum é da França

O Brasil fez bonito na lista, com dois queijos entre os 50 melhores: em 12º lugar, vem o Canastra, de Minas Gerais, e, em 38º, o queijo de coalho, muito apreciado no Nordeste.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por TasteAtlas (@tasteatlas)

No site da enciclopédia, o Canastra é definido como um “queijo brasileiro produzido a partir de leite de vaca cru, originário da Serra da Canastra, em Minas Gerais”. A equipe do TasteAtlas afirmou ainda que o Canastra é conhecido por seu sabor ligeiramente ácido e delicadamente picante.

Queijo da Canastra (Foto: iStock)
Queijo da Canastra. Foto: iStock

Em geral, esse tipo de queijo fica maturando por 21 dias, embora alguns produtores escolham deixar mais tempo, mais de 40 dias. Nesse caso, como aponta o site, o sabor fica mais profundo, lembrando o de um grana padano italiano

Queijo coalho grelhado do Ânima Mea. Foto: Divulgação/Filipe Botton e Nelson Jimenez

Já o de coalho foi definido pelo TasteAtlas como um “queijo tradicional, de leite de vaca, proveniente da região Nordeste do Brasil. Caracterizado por massa firme e textura elástica, é vendido em palitos para assar na churrasqueira, pois aguenta altas temperaturas sem derreter demais”. Para a equipe do site, o preparo ideal para o queijo de coalho é grelhado e temperado com orégano.

O primeiro lugar da lista ficou com o parmigiano reggiano, o verdadeiro queijo parmesão, produzido na Itália.