Quase 4 mil m² do Setor 2 do Sambódromo Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, são reservados à área do Camarote Nº1, que em 2026 chega à sua 35ª edição. Com três andares, a megaoperação que funciona nos dias 15, 16, 17 e 21 de fevereiro tem seu braço gastronômico comandado pela Viko Gastronomia, do chef Viko Tangoda, que falou com exclusividade à Menu sobre as complexidades da demanda. 

Com ingressos que variam de R$ 4.250 a R$ 8.000, o camarote terá atenção especial ao cardápio: cada andar tem seu próprio menu, que muda ao longo do dia e alterna entre os dias de evento, com opções de pratos, sobremesas, fast food e até café da manhã. 

“Desenvolvemos dois cardápios: um é servido no domingo e na terça-feira; e o outro, na segunda-feira e no Desfile das Campeãs, no sábado seguinte. É um menu muito diversificado, mesmo que o convidado frequente o Camarote Nº1 todas as noites”, conta Viko, à reportagem. 

Por trás da criação

O chef explica que o menu foi elaborado pensando em um público com “paladar diverso e internacional”. Assim, tornam-se importantes os elementos brasileiros e internacionais nos pratos: “Num geral, pensamos em como a comida e ingredientes como dendê e pimenta de cheiro não sejam [usados] em um contexto muito regional, e sim algo que tenha um sabor internacional”, comenta.

“Eu já estou há 25 anos à frente da gastronomia do Camarote, antes Brahma e agora Nº1. Nesses anos já desenvolvemos menus para todo tipo de tema, como Copa do Mundo, comida brasileira, francesa e com maior amplitude internacional. Esse cardápio traz justamente um composto de muitos anos, tendências, influências. Ele brinca com a comida de rua e fast food, mas também com algo mais elegante e empratado. Essa curadoria para escolha do que seria servido é muito do que o Camarote foi em todos esses anos, e de todos os temas que ele já abordou”, acrescenta.

Cardápio do Camarote Nº1

As opções gastronômicas se dividirão entre os três andares do local. No primeiro, será possível encontrar petiscos como croquetinho de cordeiro, coxinha cremosa de galinha com catupiry e bolinho de moqueca de camarão, que podem ser acompanhados de aioli de dendê ou vinagrete de cebola roxa com pimenta dedo de moça. Ali, também estarão disponíveis opções de fast food.

No segundo andar, onde fica o “janelão” que dá vista para os desfiles, convidados poderão desfrutar de pratos brasileiros e da culinária internacional, como moqueca de banana com leite de coco e azeite de dendê com farofa crocante e arroz, e Baos — pãezinhos chineses cozidos no vapor — com recheios como panceta picante com molho hoisin e legumes ao shoyu; acompanhados de maionese de tofu assinada pela ex-”MasterChef Júnior” Sofia Bresser. 

O andar também terá estação de pastas, com opções como penne piccolini e tortelli de mussarela e de ricota com zest de limão siciliano, servidos com molho de tomate ao sugo ou com manjericão e molho de funghi. Dentre os assados, maminha com mini legumes e cebola e pernil de leitão marinado na cachaça. 

Para adoçar o paladar, o chef preparou sobremesas como gelatos de chocolate com pipoca caramelada, coco com baba de moça de maracujá e frutas vermelhas. Há, ainda, torta curd de limão com cremoux de chocolate branco e gel de laranja, entremet de coco e creme de ameixa e doce de leite, brigadeiro de colher, romeu e julieta, sagu em leite de coco com frutas e brownie de chocolate com nozes e calda de chocolate.

A partir das 5h, a operação também passa a servir caldos, incluindo caldo verde com paio e creme de cenoura com gengibre ou abóbora com roquefort. 

“É um grande desafio olhar para a gastronomia de cada andar, mas essa proposta de trazer um tipo de gastronomia em cada um se alinha aos tempos e movimentos de quem está ali. Tem quem queira comer algo mais rápido para ver os desfiles, e tem quem demore mais, para apreciar algo mais elaborado”, comenta o chef.

Por fim, o terceiro andar receberá ativações de marcas e opções de fast food como a pizzaria Domino’s e a hamburgueria Maturatta Friboi

Serviço

Camarote Nº1 2026

Data: 15, 16, 17 e 21 de fevereiro
Local: Setor 2 – Sambódromo da Marquês de Sapucaí
Vendas: Ticketmaster