Você provavelmente já conhece formatos de macarrão como espaguete, talharim e penne. Apesar de populares, essas massas não são as únicas que fazem sucesso por aí — e, definitivamente, dividem espaço com outros tipos tradicionais da história.

Até o século XVI, macarrões de formatos pequenos eram modelados exclusivamente à mão, costumeiramente por mulheres. Foi só no século XIX que foram inventadas as máquinas capazes de produzir novos formatos pequenos. A partir daí, mais de 800 formatos de massas foram criados, e foi também nessa época que a industrialização permitiu a produção de macarrão em larga escala.

A seguir, conheça quatro tipos inusitados de massas.

Ruote pazze

Macarrão ruote pazze
Macarrão ruote pazze (Instagram/@pastacavalieri)

O macarrão ruote pazze (“rodas malucas”, em tradução livre) foi inventado por Benedetto Cavalieri no início do século XX. Ele pode ser encontrado em três tamanhos diferentes e, apesar de ter o formato de uma roda, não é perfeitamente redondo e não achata após o cozimento — o que permite a entrada e permanência de molhos em suas cavidades.

A diferença de texturas entre suas partes confere à mastigação uma sensação similar à de casca e miolo de pão. Com cerca de um século de existência, o ruote pazze é amplamente apreciado em restaurantes renomados pelo mundo.

Cascatelli

Macarrão cascatelli
Macarrão cascatelli (Instagram/@thesporkful)

Talvez o formato de macarrão mais recente a se popularizar, o cascatelli (algo como “cachoeirinha”) foi inventado em 2019 por Dan Pashman, criador e apresentador do podcast “The Sporkful”. A ideia era criar uma massa que fosse fácil de comer com o garfo, mas que retivesse molho e mantivesse uma textura firme.

Radiatori

Macarrão Radiatori
Macarrão Radiatori (Reprodução/Nuts.com)

Inventados no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, o radiatori imita o formato de aquecedores, com cavidades desenhadas para acumular molhos grossos.

Lumache

Macarrão lumache (Instagram/@pastacavalieri)
Macarrão lumache (Instagram/@pastacavalieri)

A lumache (“lesma”, em italiano) é uma pequena massa com cavidade central e ponta comprimida, o que a torna perfeita para reter molhos líquidos ou pastosos, temperos e pequenos pedaços de proteínas. Para aproveitar o formato, a recomendação de chefs é servi-lo com ragu.

*Com informações da “Food & Wine”