Uma equipe de eletricistas norte-americanos teve um dia fora do comum recentemente: enquanto faziam a manutenção de uma rede elétrica subterrânea na cidade de Winterset, no Estado de Iowa (EUA), os trabalhadores encontraram uma caverna cheia de barris de cerveja produzidas há mais de 150 anos

+Arqueólogos descobrem cervejaria de 5.000 anos no Egito
+“Caverna cervejeira” com mais de 200 anos é encontrada nos EUA

Segundo registros históricos do governo local, no ano de 1869 havia uma cervejaria em atividade e que ficava quase em cima da caverna – provavelmente, o local era usado para estocar e preserva a bebida, algo bastante comum antes da invenção de refrigeradores.

Após a descoberta, uma equipe da Madison County Historic Preservation Commission (Comissão de Preservação Histórica do Condado de Madison) foi investigar o local. “Após a descoberta, funcionários da comissão fizeram uma vistoria preliminar no local no começo de julho”, informa um post da Madison County Historic Preservation Commission no Faceboook.

“Atualmente, a caverna está coberta com água e não é possível estudar melhor o local. Pretendemos voltar à caverna nos próximos meses, quando o nível da água nas cavernas da região costuma diminuir. Assim poderemos usar os equipamentos adequados e avaliar a estrutura”, acrescentou o post.

Enquanto não é possível analisar a caverna, os funcionários da comissão histórica estão buscando mais informações sobre a cervejaria e seus donos. “É realmente muito empolgante encontrar coisas dos anos 1860”, afirmou Jared McDonald, diretor da Madison County Historical Complex.

Se for possível, McDonald espera transformar o local em atração turística da região. Caso contrário, ele disse que, “no mínimo”, será colocada uma placa com a história da caverna cervejeira.

(*) Da redação da Menu