Para celebrar o Dia do Sushi, a Menu compartilha com exclusividade uma receita do chef Eduardo Takeshi, do @watanaberestaurante.

“Aqui ensino uma receita básica para fazer em casa e comemorar o a data com familiares e amigos, como um grande chef. Vamos aprender a fazer o nigirizushi de hadocck com layu“, explica Takeshi.

Para o arroz

Pegue 2 xícaras de arroz japonês do tipo uruchimai, que são arroz de grãos curtos. Eles contém mais amido, o que proporciona mais aderência ao arroz, facilitando a moldagem. Lave em água corrente até que todo amido seja retirado. Deixe escorrer bem essa água e guarde o arroz na geladeira por 30 minutos.

Depois, coloque o arroz em uma panela pequena e adicione 2 xícaras e meia de água filtrada. Ligue no fogo médio e espere cerca de 10 minutos até começar a ferver. Coloque em fogo baixo e deixe cozinhando por mais 10 minutos com a tampa entreaberta até absorver toda a água. Cozinhando o arroz, deligue o fogo e deixe por mais 5 minutos na panela com a tampa fechada. Pronto! A primeira etapa está pronta.

Para o “molho su”

Ingredientes

100ml de vinagre de arroz
40g de açúcar
1 colher de chá de sal

Modo de preparo: Coloque tudo em uma panela e em fogo médio aqueça até dissolver todo o açúcar. Deixe esfriar e está pronto. Agora vamos colocar o arroz em um recipiente espalhando o arroz e em seguida espalhar o “molho su” por cima.

Segure a colher como se estivesse segurando uma espada, mire no arroz em uma ângulo de 45 graus e comece a cortar o arroz em fileiras na diagonal. Essa técnica serve para soltar o arroz e para que o tempero pegue em cada grão de arroz. Terminando o processo, o gohan se transforma em shari – depois de temperado ele muda de nome. Coloque o shari morno em um recipiente e tampe. Lembrando que a temperatura ideal para o shari ser servido é de 24 à 34 graus.

Para o layu 

Você pode comprar ele pronto em qualquer mercearia japonesa. É uma pimenta japonesa a base de óleo de gergelim e especiarias, mas a segue uma receita bem fácil.

Ingredientes

50g de gergelim moído
20g de alho frito em laminas
80 ml de shoyu
30g de açúcar

Modo de preparo: Pique o alho até que fique em pó e junte com o gergelim moído, adicione o shoyu e o açúcar, mecha bem e guarde na geladeira. Pronto! Você pode ajustar a textura colocando mais ou menos gergelim moído.

Para o peixe haddock

Haddock é um peixe branco defumado que vem ganhando um grande destaque no mercado, pelo sabor defumado adocicado de carne macia e translúcida. É uma iguaria de sabor inesquecível. Sua origem, reza a lenda, foi na Escócia. Em um dos galpões de reserva, houve um incêndio que defumou, acidentalmente, os pescados, dando origem à maravilhosa e sofisticada iguaria.

Compre um filé de haddock e ao desembalar, coloque a ponto mais grossa para o lado esquerdo na horizontal. Meça 4 dedos de comprimento e corte a posta. Vire a posta na vertical e comece a tirar os “netas”, que são as fatias que ficam sobre o niguiri. O tamanho ideal é 4 dedos de comprimento para 1 dedo e meio de largura, no máximo 2 cm de espessura. Depois, você pode finalizar de duas formas: maçaricando ou fritando no azeite até que fique dourados.

Para o niguiri

Umedeça as mãos com um pouco de “molho su” e faça bolinhos de arroz de 20g a 25g. Pegue uma alga inteira para sushi e corte no meio.  Agora corte as tiras de 3×8 para que o nori de a volta no sushi segurando o neta no arroz. Uma dica é esmagar um grão de arroz na ponta das tiras de nori para ele grudar na outra ponta quando for coloca-lo no sushi.

Coloque os netas de haddock por cima e em seguida fatia de nori para segurar o sushi. Por fim, coloque uma gota da pimenta layu e pronto. Pode comer com ou sem shoyu e aproveitar a festa com o pessoal!

Serviço

Watanabe Restaurante

Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 554 – Itaim Bibi, São Paulo
Horários: 12h às 15h e 19h às 00h