da redação da Menu

Estar conectado ao celular já faz parte da vida das pessoas, que compartilham mensagens, fotos e vídeos nas redes sociais. Porém, o uso excessivo do aparelho é alvo de críticas de especialistas comportamentais, que alertam sobre a dependência em ficar o tempo todo visualizando o celular.

No mundo da gastronomia, o debate sobre sentar à mesa com um celular em mãos tem se intensificado. Embora alguns proprietários de restaurantes se queixem do seu uso, outros incentivam a prática, considerando que o sucesso dos nas redes sociais atraem  novos clientes.

Recentemente a rede de restaurantes britânica Frankie & Benny lançou uma campanha para incentivar clientes a deixarem os celulares numa caixa quando chegarem ao estabelecimento. Para isso, vai oferecer refeições infantis gratuitas a quem aceitar a proposta.

Em contrapartida, um restaurante italiano passou a aceitar o número de seguidores no instagram como forma de pagamento. Basta o cliente fotografar o pedido e publicá-lo a em sua conta na rede social marcando o restaurante. Os benefícios variam de acordo com o número de seguidores e garante almoço de graça para quem tiver mais de 100 mil seguidores na rede social.

Tal fato mostra a influência do instagram em restaurantes pelo mundo. Alguns estabelecimentos modificam a disposição de mesas para que as fotos postadas por clientes tenham ângulo mais convidativo. Também Existem aplicativos de celular que ajudam a editar fotos para que elas se destaquem na internet.

Para o chef Alain Poletto, do Bistrot de Paris, o hábito dos clientes ficarem atentos ao celular não incomoda, mas pode tirar o brilho da experiência proporcionada por uma boa refeição. Entretanto, ele reconhece o potencial das postagens nas redes sociais. “Eu acho ótimo quando alguém tira uma foto na saída do bistrô”, ressalta.

Na avaliação do chef Thiago Cerqueira, do restaurante Loup, o celular no restaurante também não incomoda. “Para o chef, o celular não chega a incomodar, não atrapalha. Acredito que incomoda mais o acompanhante da pessoa que está no restaurante”. Para ele, postagens nas redes sociais contribuem para divulgar o estabelecimento, mas por outro lado, pode ser ruim por que há clientes que se consideram críticos gastronômicos.

Sobre a adoção de medidas proibitivas sobre o uso de celulares em restaurantes, Poletto não vê necessidade.  “Não de deve chegar a esse ponto. Eu não gostaria que fizessem comigo”, disse. Já Thiago considera que seria interessante algum tipo de medida em restaurantes conceituais e autorais, onde o foco é a cozinha e o serviço, em que a atenção deve estra voltada para a refeição. “Seria uma boa medida, não sei se funcionaria no Brasil”.