da redação da Menu

A falta de insumos como embalagens de vidro e alumínio está causando um problema sério para os brasileiros neste fim de ano: está faltando cerveja nas prateleiras dos supermercados e o preço da bebida deve subir neste fim de ano.

+Empresa quer reduzir aquecimento global com cerveja e batatas
+Pubs britânicos vão jogar fora milhões de litros de cerveja
+É verdade que cerveja pode retardar o envelhecimento?

Segundo estudo desenvolvido pela Neogrid, empresa de Joinville especializada na monitoração da cadeia de suprimentos, a falta de cerveja nas gôndolas foi de cerca de 10% em novembro de 2019. Já em novembro deste ano, a escassez do produto chega a quase 20%, um recorde para a categoria.

“Às vésperas das festas de final de ano, vemos o índice crescer mais um pouco. Todas as cervejarias apresentam falta de pelo menos um de seus produtos e o índice nunca foi tão alto”, afirmou Rodrigo Leão, executivo da Neogrid, ao site NSC Total.

“A raiz do problema está na cadeia produtiva e na falta de insumos para a produção de embalagens de vidro e alumínio. Ainda não é o caso de desabastecimento, mas uma luz de alerta se acende”, acrescentou Leão.

Segundo reportagem do “Estadão”, o problema atinge também as microcervejarias. Além de latas e garrafas de vidro, os pequenos produtores estão com dificuldade para receber rótulos e até caixas de papelão.

A conta, infelizmente, será repassada para os consumidores. Como a demanda está alta, o valor desses insumos sobe e pressiona as finanças das cervejarias. Ou seja, as empresas que conseguirem levar seus rótulos às prateleiras terão que aumentar os preços para arcar com os novos custos de produção.