Garrafas de cerveja fabricadas há 86 anos para a coroação de Eduardo VIII, na Inglaterra, mas que não foram abertas após o cancelamento do evento, estarão à venda no próximo mês.

Eduardo VIII ascendeu ao trono britânico em janeiro de 1936 após a morte de seu pai, George V. Mas ele abdicou em dezembro daquele ano, antes de sua coroação, para poder se casar com a americana divorciada Wallis Simpson, segundo informações da CNN.

+Coroação do rei Charles III será celebrada com um humilde prato salgado, descubra qual

A “Coronation Ale” (“cerveja da coroação) feita para comemorar sua coroação, portanto, nunca foi vendida – e só foi descoberta 75 anos depois, em 2011, nas adegas da cervejaria Greene King, na cidade de Bury St Edmunds, no sudeste da Inglaterra.

Várias caixas da cerveja serão leiloadas pela empresa de pubs em 5 de maio, um dia antes da coroação do rei Charles III, comemorando a ocasião, disse Greene King em comunicado à imprensa na terça-feira (18).

O lucro da venda irá para a instituição de caridade The Prince’s Trust, fundada pelo rei para apoiar jovens de comunidades carentes.

86 anos na adega

“É absolutamente fascinante que essas cervejas estejam na adega há 86 anos, tendo sido originalmente produzidas para celebrar a coroação de Eduardo VIII em 12 de maio de 1937”, disse Kate Williams, historiadora real e autora que trabalha com Greene King para analisar na história da coroação cancelada.

Ela acrescentou que “já havia dúvidas em sua mente” quando Edward sucedeu seu pai em 1936 devido ao seu relacionamento com Wallis Simpson.

“Os elaborados preparativos da coroação levaram mais de um ano para serem organizados, mas quando o evento aconteceu, ele já havia abdicado do trono, deixando a cerimônia, e essas cervejas comemorativas, sem sentido”, disse Williams.

A cerveja elaborada naquela época contava com 12% de álcool, e foi produzida com lúpulo inglês e cevada para trazer um rico sabor frutado, de acordo com a cervejaria.

Greene King fez uma edição de 2023 da “Coronation Ale” com 4% de álcool e notas de frutas cítricas e tropicais, disponível em pubs em todo o Reino Unido.

“Produzimos cerveja há mais de 200 anos e criamos cervejas especiais, como as cervejas de coroação de 1937 e 2023, significa que podemos capturar momentos da história para compartilhar com as gerações futuras”, disse Jack Palmer, cervejeiro-chefe da Greene King.