Quando pensamos em Alemanha, a imagem é clara: canecas gigantes de cerveja em festas animadas. Mas uma revolução silenciosa (e sóbria) está mudando esse cenário. Pode parecer ironia, mas o país da cerveja se tornou o líder mundial no consumo de cerveja… zero álcool.

Os números comprovam a tendência. No último ano, mais da metade dos alemães com mais de 16 anos (idade legal para consumo no país) comprou cerveja ou sidra não alcoólica.

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O maior símbolo dessa transformação veio da festa mais icônica do mundo cervejeiro: a Oktoberfest de Munique. Pela primeira vez na história, todas as tendas do evento foram obrigadas a oferecer opções de cerveja não alcoólica, lado a lado com as tradicionais.

Mas por que essa mudança?

Segundo especialistas, o movimento é puxado principalmente pelas novas gerações. Os jovens alemães estão adotando um consumo mais responsável e focado em um estilo de vida saudável. Beber cerveja “zero” deixou de ser uma obrigação para quem ia dirigir e virou uma escolha de lifestyle.

A indústria está atenta e correndo para atender essa demanda. A cerveja sem álcool já representa quase 9% de toda a produção e consumo no país. Para se ter uma ideia do salto, a produção mais que dobrou nas últimas duas décadas, passando de 329 milhões de litros em 2004 para impressionantes 700 milhões de litros em 2024.

E a expectativa é que esses números continuem subindo. Agora, fica a pergunta: será que essa moda, que une o prazer cervejeiro e o bem-estar, pega com a mesma força aqui no Brasil?