Quem diria, até os biscoitos da sorte – aqueles que apresentam um papelzinho dentro, com uma mensagem inspiracional – não estão imunes ao alcance da Inteligência Artificial (IA). Segundo o site Food & Wine, apesar de não se tratar de uma tradição chinesa real, existe toda uma indústria dedicada a produzir os tais biscoitos da sorte, ou fortune cookies, como são chamados em inglês. Nos Estados Unidos, aproximadamente três bilhões de biscoitinhos com mensagens são fabricados por ano.

Em geral, as pessoas adoram os biscoitos da sorte, pois as mensagens acabam sendo as mais variadas. De prever números para jogar na loteria, até contar piadas e reaproveitar provérbios antigos, os fabricantes de biscoitos da sorte já produziram guloseimas com milhões de mensagens diferentes, esperando que os clientes nunca recebam a mesma frase duas vezes (pelo menos, é assim que funcionam os fortune cookies nos EUA).

Agora, alguns fabricantes norte-americanos dos biscoitos estão apostando na Inteligência Artificial para substituir os redatores responsáveis por criar as mensagens.

A OpenFortune, empresa que combina publicidade com biscoitos da sorte, é uma das primeiras a investir na tecnologia ChatGPT para criar as mensagens que vão dentro dos cookies. O cofundador da companhia, Shawn Porat, disse ao The Wall Street Journal que as mensagens geradas por robôs são virtualmente “indistinguíveis” daquelas escritas por veteranos da indústria.

Charles Li, proprietário e CEO da fábrica de biscoitos da sorte Winfair Foods Inc., já começou a usar o software de criação mensagens de biscoitos da OpenFortune para economizar tempo.

Li anteriormente empregou redatores freelancers para criar as mensagens dos biscoitos da sorte fornecidos para os 11.000 restaurantes para os quais sua empresa trabalha, nos Estados Unidos. E, muitas vezes, ele mesmo chegou a passar horas escrevendo textos para os cookies.

Embora a OpenFortune esteja investindo na Inteligência Artificial, eles ainda não abriram mão totalmente do trabalho dos redatores humanos. Em recente comunicado divulgado pela empresa, a OpenFortune afirmou que o time de redatores “deve permanecer intacto pois o pensamento criativo alimenta o sucesso desse novo e inovador formato de mídia.” Ao menos, por enquanto.