Só com muita comida boa para conseguir curtir o Carnaval inteiro, sem perder um segundo da folia em festas, bloquinhos ou mesmo na avenida. O chef paraibano Carlos Ribeiro, consultor do restaurante Panelão do Norte, em São Paulo, amante do Carnaval e autor do livro “Comida de Santo que se Come”, compartilha com a Menu duas receitas especiais para os foliões ficarem cheios de pique e energia: a sopa cabeça de galo, ótima para restaurar as forças depois do bloco, e o arroz de hauçá, perfeito para comer antes de sair pulando por aí. Confira:

Sopa Cabeça de Galo

por chef consultor Carlos Ribeiro

Sopa cabeça de galo
Sopa cabeça de galo é boa para restaurar as forças no Carnaval. Foto: Divulgação

Ingredientes

2 litros de água

1 cebola picada

2 tomates picados

1/2 pimentão verde picado

3 colheres (sopa) de coentro fresco picado

3 dentes de alho picados

sal e pimenta-do-reino a gosto

1 colher (chá) de colorau

2 peitos de frango ou coxa e sobrecoxa

4 ovos

1 colher (sopa) de manteiga

10  colheres (sopa) de azeite de oliva

1 xícara (chá) de farinha de mandioca fina

Preparo

Em uma panela grande, coloque o azeite e a manteiga. Junte a carne de frango com os ossos e refogue por uns 10 minutos. Em seguida, coloque o sal e a pimenta-do-reino, a cebola, o alho, o tomate, o colorau e o pimentão e adicione a água fria. Tampe a panela, deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 30 minutos. Em seguida, retire os ossos e descarte.

Retire duas conchas do caldo e quebre os ovos nesse caldo quente, mexendo com um garfo para que os ovos sejam diluídos (reserve).

Em outro recipiente, coloque a farinha de mandioca e, aos poucos, vá colocando água fria, misturando com um garfo para não empelotar.

Adicione a farinha, previamente misturada, ao caldo da panela e misture bem. Em seguida, junte os ovos, que também foram previamente misturados, e, por último, coloque o coentro. Deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. A consistência é de um caldo grosso. Sirva morno ou quente, com ervas frescas a gosto.

tempo de preparo: 2 horas
rendimento: 6 pessoas
execução: fácil

Arroz de Hauçá

por chef consultor Carlos Ribeiro

Arroz de hauçá
Arroz de hauçá, do chef Carlos Ribeiro, para dar força para se jogar nos bloquinhos. Foto: Luciana Mastrorosa

Esta receita o chef preparou para celebrar a festa das Yabás, no Cabaret de Marie, em São Paulo. A comemoração foi praticamente um pré-Carnaval, no início de fevereiro, com comes e bebes inspirados nas comidas de santo – incluindo também acarajé e cuscuz de bacalhau – desfile de paramentos inspirados nos orixás e muito samba.

Ingredientes

500 g de carne-seca, em cubos

1,72 litro de água

105 ml de óleo de soja

1/2 cebola média (75 g), picada

2 dentes de alho (10 g), picados

2 xícaras (360 g) de arroz branco tipo 1

1 xícara (240 ml) de leite de coco

500 g de cebola-roxa, em fatias

2 dentes de alho (10 g), amassados

sal a gosto

Molho de camarão

6 colheres (sopa) de azeite de dendê

2 cebolas médias, em gomos

300 g de camarão cinza pequeno, limpo, ou camarão seco.

Preparo

Coloque a carne-seca numa tigela, cubra com água fria e leve à geladeira por 24 horas, trocando a água 4 vezes nesse intervalo. Ponha a carne na panela de pressão, junte 1 litro de água e cozinhe por uns 20 minutos, ou até que esteja macia. Escorra, deixe amornar e desfie.

Numa panela, refogue a cebola e o alho em 3 colheres (sopa) de óleo, sem deixar dourar. Junte o arroz e refogue um pouco mais. Adicione a água restante e sal e cozinhe até estar quase no ponto. Regue com o leite de coco e deixe concluir o cozimento.

Numa frigideira grande, aqueça o óleo restante e refogue a cebola-roxa e o alho amassado. Acrescente a carne-seca desfiada e deixe fritar até dourar. Retire do fogo e misture o arroz. Reserve.

Numa frigideira, aqueça o dendê e junte a cebola e o camarão e refogue por uns 5 minutos, juntando um pouquinho de água se necessário.

Coloque o arroz bem no centro do prato e distribua o molho de camarão ao redor.

tempo de preparo: 2 horas
rendimento: 6 pessoas
execução: fácil