Nem todo mundo adora salada, é um fato. Mas, certamente, usar um tempero delicioso pode mudar tudo. O site português NiT falou com o chef Fábio Bernardino, cozinheiro residente no programa “A Nossa Tarde”, na RTP, que revelou os truques para conseguir um molho perfeito para seus verdinhos.

+Confira dez receitas de salada para os dias de calor
+Tempo de calor: 5 saladas que refrescam e valem por uma refeição

“Para temperar uma boa salada, nem sempre precisamos de exagerar nos condimentos, nem no próprio sal. A simplicidade é, por vezes, o nosso maior aliado”, disse ele ao site.

Fábio destaca que o clássico molho feito com azeite, vinagre, sal e pimenta é um bom lugar de partida, mas ressalta que variações muito interessantes podem ser feitas com o uso de ervas, como orégano, coentro e salsa fresca.

“Enquanto chef, diria que um bom tempero tem que ter na sua base uma fonte de gordura, um elemento ácido, ervas aromáticas e especiarias, além de outros condimentos como mostarda. A partir desse princípio, há múltiplas combinações”, afirmou.

No item gordura, fundamental para um bom molho de salada, o azeite de oliva e o óleo de gergelim são perfeitos. “No elemento ácido, usar desde um bom vinagre (vinho branco, vinho tinto, sidra, arroz, balsâmico) a suco de limão ou lima são possibilidades”, explica ele.

No quesito ervas e especiarias, o único limite é a criatividade do cozinheiro, já que as verduras e legumes aceitam muitas variedades de tempero. “Hortelã, manjericão, cebolinha e tomilho ficam excelentes numa salada. Conseguimos reduzir o teor de sal, dar mais sabor à receita e melhorar a nossa saúde”, indica.

Para o chef, não é necessário economizar na dose quando o quesito são as ervas frescas: pode ser generoso, sim. Já as especiarias precisam de algum controle na dose, para não sobressair demais no sabor do molho.

Por fim, o cozinheiro sugere o uso de outros condimentos, em particular a mostarda.

“Com esta base, podemos dar asas à imaginação e fazer combinações que vão de um bom vinagrete de maracujá ou frutas vermelhas, em que incorporamos uma fruta na base do molho”, sugere o chef.

Também dá para usar iogurte natural, para quem obter molhos mais cremosos e igualmente saudáveis, assim como a clássica cebola e o alho.