Quem já coçou os olhos após picar ou fatiar pimentas sabe bem o significado ditado “pimenta nos olhos dos outros é refresco”. O ingrediente provoca queimação persistente, sensação causada pela capsaicina, composto químico ativo nas pimentas que pertencem ao gênero Capsicum.

+Pimenta-do-reino é a estrela da clássica receita espaguete cacio e pepe
+Aprenda a congelar verduras e legumes e ganhe tempo na cozinha

A substância causa irritação ao entrar em contato com tecidos externos e internos de todos os mamíferos e de nada adianta usar água para aliviar o ardor. Pelo contrário: a água ajuda a espalhar a capsaicina.

Pensando nisso, a chef norte-americana Kelly Scott criou um truque simples para eliminar o resíduo de pimentas das mãos – que podem ficar inchadas após muito tempo em contato com o produto.

Em vídeo postado no TikTok, Kelly mostrou que o melhor método de se livrar da capsaicina residual na pele é usar azeite. “Sempre que cortava jalapeños, eu esquecia e tocava meus olhos. E queimava”, conta a chef. Isso até ela descobrir o truque com azeite.

@kellyscleankitchen Best hack i learned this week 🌶 🙌🏻 #cooking #cookinghack #hack #lifehack #kitchenhack #cheftips #cooktok ♬ She Share Story (for Vlog) – 山口夕依

Segundo a cozinheira, é tudo muito simples. “Basta colocar um pouco de azeite em um papel toalha. Deixe umedecer bem e depois esfregue o papel nas mãos. Aparentemente, isso elimina todo resíduo de capsaicina”, explica a norte-americana.

No vídeo, Kelly mostra sua teoria colocada em prática. Após manusear jalapeños, ela limpa as mãos do jeito que ensinou e toca seus olhos. “Não senti nada. Funciona”, garante a chef.

(*) Da redação da Menu