Muita gente não consegue resistir à cremosidade de uma boa maionese. Para os que adoram fazer o molho em casa, o chef Tiago Silva, ex-participante do MasterChef Portugal, ensinou ao site NiT o truque certeiro para nunca mais errar a receita. Segundo o portal, Tiago revelou que a maionese caseira perfeita leva um ovo, uma gema, suco de limão, sal a gosto e 250 ml de óleo vegetal.

+Receita de maionese de peru, salsão e uvas
+Receita de maionese de bacon de Alex Atala

A ideia é colocar os ingredientes num copo e bater com um mixer. “Assim que [a mistura] começar a ficar num tom esbranquiçado, levantamos o mixer muito lentamente para incorporar ar à maionese”, explicou o chef ao NiT.

O grande segredo, de acordo com Tiago, é usar uma grande quantidade de gordura, pois é esse ingrediente que dará a consistência tão amada da maionese.

O tipo de óleo usado varia de acordo com o gosto. Quando o chef quer uma maionese com mais sabor, usa metade óleo vegetal, como de soja ou girassol, e metade azeite. “Na [maionese] normal, não utilizo o azeite porque marca muito o sabor. Pode ser utilizado um óleo mais neutro também. Como o óleo de uva por exemplo”, disse o chef.

Quem prefere uma maionese mais fluida e menos espessa, pode usar um pouco menos de óleo. Vale atentar-se à validade: por ser um produto muito perecível, é preciso manter a maionese caseira sempre na geladeira e consumi-la em poucos dias, pois dura muito menos do que as versões industrializadas, que contêm conservantes.

A maionese caseira costuma ser mais saborosa que as industrializadas, e pode ser usada para um variado número de receitas, como salada de batatas, patês, molhos aromatizados para sanduíches, etc.