Cozinhar bem, ao contrário do que muita gente pensa, não depende apenas de habilidade com facas e panelas. Conhecer os ingredientes e entender como eles podem ser preparados também é muito importante, até para resolver problemas como um molho de tomate muito ácido.

+Aprenda truque para cozinhar macarrão em apenas 60 segundos
+Aprenda a preparar o macarrão perfeito
+Os segredos para uma feijoada sem erro
+Ciência explica como fazer o arroz frito perfeito

E, para quem está começando, conversamos com o chef Elzio Callefi, da Tramontina, que a seguir traz cinco dicas essenciais para aproveitar melhor ingredientes e equipamentos de cozinha. Confira.

Açúcar tira a acidez do molho de tomate

Tudo o que você precisa saber para fazer um molho de tomate perfeito (Foto: iStock)
Tudo o que você precisa saber para fazer um molho de tomate perfeito (Foto: iStock)

Segundo Caleffi, “açúcar só deixa o molho mais doce, gerando uma percepção de que ele não está ácido, ou seja, o açúcar mascara a acidez”. De qualquer forma, pode usar se achar que o molho está muito ácido.

Lavar a faca em água quente estraga o corte

Foto: iStock
Foto: iStock

O que estraga a faca, diz Caleffi, é usá-la para cortes em superfícies muito duras, como tábuas de vidro e pias. “Essas superfícies desgastam o fio. O ideal é sempre utilizar tábuas plásticas ou de madeira”, explica. Já a água quente, acima de 80ºC, é uma boa aliada, pois quebra as partículas de gordura.

Colocar óleo na água do macarrão

Dica de chef: use a água do macarrão para preparar outras receitas (Foto: iStock)
Dica de chef: use a água do macarrão para preparar outras receitas (Foto: iStock)

“Óleo na água para preparar o macarrão só faz com que a massa fique mais gordurosa”, ensina. Isso porque água e óleo não se misturam. A dica é usar um litro de água para cada 100 g de massa e uma colher (chá) rasa de sal.

Aquecer o azeite faz mal

Foto: iStock
Foto: iStock

Não necessariamente, “Com qualquer outra gordura, o azeite não pode ser exposto a altas temperaturas, pois isso altera seu sabor”, diz. O ideal é aquecer o azeite até a temperatura de 180ºC.

Arroz tem que ser cozido com a panela semiaberta

Foto: iStock
Foto: iStock

Reza a lenda que, desse jeito, o arroz fica mais soltinho, mas não existe essa relação. “O que define se o arroz vai ficar soltinho ou empapado é a quantidade de água. O certo é usar duas xícaras (chá) de água para cada xícara de arroz”, afirma.

(*) Da redação da Menu