Dono de casas que somam sete estrelas Michelin e apresentador de diversos programas gastronômicos, o chef britânico Gordon Ramsay tem dominado as redes sociais compartilhando dicas culinárias. Com mais de três décadas de carreira, o cozinheiro já mostrou como fazer salmão grelhado, bifes, e agora, seu novo guia mostra como preparar o ovo frito perfeito.

Pensando nisso, a Revista Menu te ensina as técnicas divulgadas pelo renomado chef.

+ Azeites aromatizados são boa opção para temperar ou presentear; saiba como fazer
+ ‘Amigos não se falam, famílias separam’: Alberto Landgraf opina sobre premiações, trajetória e competição na gastronomia

Confira as dicas para preparar o ovo frito ideal do chef Gordon Ramsay

@gordonramsayofficial

An eggscellent tip for your weekend brunch plans from me ! #nextlevelkitchen

♬ original sound - Gordon Ramsay

Utilize dois tipos de gordura

Embora a maioria das pessoas escolha somente um tipo de gordura dependendo do estilo do ovo — mexido ou frito —, Ramsay sugere que combiná-las é o melhor caminho. Em uma frigideira antiaderente, ele adiciona um fio generoso de óleo de cozinha, que pode ser substituído por azeite de oliva, e uma colher de manteiga.

Ele explica que acrescentar o primeiro ingrediente ajuda a evitar que a manteiga derretida queime enquanto você frita os ovos. Além disso, conservar a manteiga faz com que seu sabor penetre mais nos ovos.

Movimente a panela enquanto cozinha

Após adicionar os dois ovos e temperá-los de acordo com sua preferência, o apresentador do reality “Next Level Chef” solta as bordas da proteína com uma espátula e começa a mexer a frigideira em movimentos circulares.

Essa etapa do processo faz com que os ovos sejam regados pela manteiga, semelhante ao preparo de um bife, garantindo que a parte superior das claras chegue ao ponto perfeito de cozimento.

Finalize com condimentos picantes e salgados

Assim que chegam ao ponto ideal para servir, Ramsay finaliza com temperos picantes e salgados. Para o britânico, as escolhas ideais são: molhos Worcestershire (molho inglês), pimenta e sriracha.

Por fim, já na saída da panela, o chef equilibra a quantidade de sal e adiciona uma pequena quantidade de alho.