O fazendeiro e chef Pino Trimboli, dono do restaurante La Collinetta, em Martone, uma cidadezinha montanhesa da região da Calábria (Itália), resgatou uma receita ancestral para preparar o que é considerado um dos mais saborosos e macios pernis de cordeiro que se tem notícia. A técnica remete à Idade da Pedra.

+Queijo de mais de 2.600 anos é encontrado preservado em tumba egípcia
+Arqueólogos descobrem cervejaria de 5.000 anos no Egito
+Lanche do McDonald’s de 60 anos é encontrado escondido em parede
+Hambúrguer dos anos 1980 é descoberto intacto em antigo Burger King nos EUA

O prato foi exibido durante um dos episódios da atual segunda temporada do programa Stanley Tucci: Searching for Italy, da CNN norte-americana, apresentado pelo ator Stanley Tucci (de filmes como Capitão América: O Primeiro Vingador e Julie & Julia).

Chamado de agnello cotto nell’argilla (que se traduz como “cordeiro cozido na argila”), o prato consiste em um pernil de cordeiro temperado com ervas e especiarias e envolto em argila úmida.

O pernil de cordeiro é então levado ao forno por 3h30 – nesse tempo, a argila endureceu e a carne assou ao ponto perfeito. Em seguida, Trimboli tira o pernil do forno e quebra a argila revelando seu delicioso resultado. “A carne simplesmente desmancha na boca”, garantiuTucci.

(*) Da redação da Menu