O chef Mark Sebastian Fisher sobreviveu à Covid, mas não sem sequelas. Após perder o olfato e o paladar por causa da doença, ele teve de tomar uma difícil decisão: fechar seu restaurante, o Sebastians Restaurant With Rooms, em Oswetry, na Inglaterra, premiado pelo Guia Michelin. Fisher decidiu fechar as portas no fim deste ano, pois não consegue mais provar pessoalmente os pratos e dizer se estão adequados ou não.

Enquanto o restaurante segue aberto, ele recorre à esposa, Michelle, ou à sua equipe, para experimentar a comida em seu lugar. Mas, fica difícil para um cozinheiro trabalhar sem olfato nem paladar, por isso Fisher fechará as portas e servirá as últimas refeições no Réveillon.

A decisão foi comunicada em uma carta, publicada no site do estabelecimento. “Perdi todo o paladar e o olfato devido à Covid e agora dependo de outros membros da família e da equipe antes de enviar a comida aos clientes”, disse o chef ao Daily Mail.

A princípio, segundo Fisher, o restaurante não funcionará mais, mas a pousada sim. “Estamos aqui há 33 anos, farei 55 no próximo ano”, afirmou Fisher, que se formou com chefs de primeira linha em países como França e Suíça antes de se dedicar ao próprio negócio.

O chef contou ainda que existe uma chance de reabrir a casa em algum momento, mas que a decisão, por agora, já está tomada.

O comunicado do restaurante pegou todo mundo de surpresa, e isso se refletiu nas reservas: não é possível mais reservar mesas até o fim do ano, e a lista de espera já chega a 150 pessoas.

A partir de janeiro, o estabelecimento oferecerá apenas acomodações e café da manhã, além de abrir para eventos ocasionais ao longo do ano.

No comunicado, assinado em conjunto, Fisher e sua esposa afirmaram que irão terminar este ano com um menu especial de oito tempos. “A gente ama o que faz e somos muito gratos por todo o apoio que recebemos ao longo destes 33 anos”.